Educação

Educação Especial - Seminário debate o tema Autismo com profissionais e pais de alunos autistas

O evento ocorre nesta segunda e terça-feira, dias 2 e 3, no Teatro Municipal com a presença de profissionais das escolas municipais e pais das crianças atendidas nas escolas e no Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIEE).

Por Ceiça Chaves

02/12/2019

Link das fotos: https://www.flickr.com/gp/ 170294565@N07/o3K4G2

“ O Autismo e as implicações no processo de desenvolvimento integral da pessoa”, este foi o tema do II Seminário de Educação Especial promovido pela Prefeitura de Boa Vista. O evento ocorre nesta segunda e terça-feira, dias 2 e 3, n o Teatro Municipal com a presença de profissionais das escolas municipais e pais das crianças atendidas nas escolas e no Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIEE).

Um momento de discutir sobre os desafios de uma das deficiências que mais tem aumentado diagnósticos em Boa Vista. Somente na rede municipal de ensino, dos 674 alunos deficientes atendidos, 179 foram diagnosticados com autismo. Os casos mais severos são acompanhados pelo CMIEE, que hoje atende um total de 145 crianças autistas.

A diretora do CMIEE, Francimar da Silva, explicou a importância do tema durante o seminário.

A diretora do CMIEE, Francimar da Silva, explicou a importância do tema durante o seminário, e saber como os profissionais da rede estão recebendo essas crianças. “Este ano, optamos pelo tema até pela necessidade, o número foi muito crescente no nosso Centro. Não é bem um seminário, eu gosto muito de chamar de uma boa conversa com profissionais, psicólogos, psicopedagogos, e o mais importante é a presença dos pais e dos professores do ensino regular”, disse.

Neste primeiro dia, foram duas palestras. A Drª. Charlote Briglia, neuropediatra, trouxe o tema Transtorno do Espectro do Autismo: dos Limites às Possibilidades de Desenvolvimento da Pessoa. O psicólogo e pedagogo, Cézar Antonio Ramirez, e a psicóloga Akel Dias, também discutiram o tema. Para encerrar, teve relato de experiências e mesa de debates com estes profissionais e o público.

A fisioterapeuta, Lauricélia Carneiro, de 33 anos, tem um filho autista, o Breno Aguiar, de 6 anos. Há 2 anos, o garoto recebe o acompanhamento do Centro Municipal e a mãe comemora os avanços que somam com os esforços da família e da escola.

“ Eu descobri que o Breno era autista quando ele tinha apenas 1 ano, desconfiava e fui atrás dos profissionais. Ele está no Centro desde os 4 anos, hoje é uma criança que saiu de um diagnóstico moderado para leve. Não é que ele esteja curado, porque não existe cura para o autismo mas é uma criança que é bem acompanhada. O seminário é muito importante, gostei que foi aberto aos pais e profissionais, uma maneira dos pais conseguirem chegar até esses profissionais e esses profissionais chegarem aos pais”, disse.

O Centro Municipal Integrado de Educação Especial

O Centro tem por objetivo ofertar atendimentos especializados, visando garantir que o estudante com necessidades educacionais especiais possa desenvolver o máximo suas potencialidades. São ofertados a cerca de 256 crianças de 2 a 14 anos, diversos serviços nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, pedagogia: libras, estimulação visual, mesa educacional, brinquedoteca e musicalização.

Confira a programação desta terça-feira, 3:

8h – Palestra: Desordens Sensoriais no Transtorno do Espectro Autista - Palestrante: Silvana Alves Queiroz - Pedagoga

9h – Palestra: Aspectos Neurobiológicos Relacionados Ao Autismo - Palestrante: Jussara Barbosa – Psicopedagoga

10h – Relatos de Experiencia de Pais/responsáveis de Estudantes: Marcos Roberto Kulesza; Macinete Pires Cardoso Duarte.

10h30 – Mesa de Debates: Palestrantes Silvana Queiroz; Jussara Barbosa; Pais/responsáveis de Estudantes Atendidos: Marcos Roberto Kulesza; Macinete Pires Cardoso Duarte - Mediadora(a) Ana Paula Carvalhal.

03/12/2019 – Terça-feira (tarde)

14h – Palestra: A Interação com o Outro na Perspectiva da Pessoa Autista – do silêncio à sensibilidade - Palestrante: Thalyany Cristyny Garcia Gonçalves - Fonoaudióloga.

15h – Palestra: O Autismo a partir de uma Perspectiva Sensorial - Palestrante: Mona Cristina de Lima – Terapeuta Ocupacional

16h – Relatos de Experiências: Daniela Delmina Nascimento Tavares de Menezes – Mãe de Estudante

16h30 - Mesa de Debates: Palestrantes - Thalyany Cristyny Garcia Gonçalves; Mona Cristina de Lima - Mãe de Estudante Atendido: Daniela Delmina Nascimento Tavares de Menezes.

18h - Encerramento