Infraestrutura

WAKÎRI - Prefeita Teresa entrega novo espaço comercial e impulsiona o empreendedorismo em Boa Vista

A prefeita Teresa Surita entregou nesta sexta-feira, 13, um novo legado para Boa Vista. O Centro Comercial Wakîri, localizado no Centro, vai impulsionar ainda mais o desenvolvimento do comércio, com geração de emprego e renda.

Por Shirleia Rios

13/12/2019

Imagens: https://www.flickr.com/photos/170294565@N07/albums/72157712187035406

A prefeita Teresa Surita entregou nesta sexta -feira, 13, um novo legado para Boa Vista. O Centro Comercial Wakîri , localizado no Centro, vai impulsionar ainda mais o desenvolvimento do comércio, com geração de emprego e renda. A proposta é de um espaço aconchegante que vai melhorar a qualidade de vida dos empreendedores. Wakîri é uma palavra indígena de origem macuxi, que significa gostar, agradar.

A cerimônia de entrega contou com a presença de convidados, parceiros, comerciantes, do líder da prefeita na Câmara, Zélio Mota e outros vereadores, além do ex-senador Romero Jucá, que viabilizou os recursos para a construção do espaço. O centro conta com uma estrutura moderna, 96 boxes comerciais, 14 lanchonetes e uma praça de alimentação que já está beneficiando diretamente 110 famílias, gerando emprego e renda. O centro comercial foi construído por meio de convênio da prefeitura com o Ministério da Defesa/ Calha Norte.

A prefeitura pensou num local que pudesse melhorar a forma como os comerciantes que desenvolvem suas atividades na rua, expondo suas mercadorias nas calçadas, enfrentando sol e chuva, pudessem oferecer seus produtos de forma mais segura e organizada.

“Essa é uma obra social muito importante, porque estamos tirando muitas pessoas das ruas, inclusive as que estavam na Jaime Brasil há muitos anos, trabalhando sem nenhuma condição e agora eles estão abrigad a s e com uma condição de melhorar muito a vida. Eu estou muito feliz de poder entregar uma obra como essa. Quero agradecer ao senador Romero Jucá pelos recursos, porque foi ele quem arrumou. E desejar a todos muito sucesso, que possam crescer, comercializar seus produtos, gerar renda e mexer com a economia”, destacou a prefeita Teresa Surita.

O local foi destinado a vendedores que estavam no estacionamento do Caxambu e houve edital para preenchimento dos boxes para dar oportunidade a outros comerciantes. Antes das obras, foram feitas audiências públicas, estudo de impacto de vizinhança e a compensação ambiental.

“Agora, a gente tem aqui a área Wakîri que quer dizer aconchego, agradar. Esse é um ato de amor a quem trabalhará aqui e de amor para a cidade e para a população que vai ser atendida. Então eu fico muito feliz de ter conseguido esse recurso. É assim que eu entendo a política, melhorando a vida das pessoas, porque minha forma de responder é trabalhando e mostrando resultado”, frisou o ex-senador Romero Jucá.

Permissionária fala da emoção de comercializar num espaço amplo e moderno

Antes, a permissionária Elrilene Santos comercializava seus produtos de beleza nas feiras da cidade. Ela foi uma das contempladas para comercializar no novo centro comercial, moderno, com acessibilidade, na área central da cidade, próximo de onde está sendo construído o Parque do Rio Branco. As expectativas para as vendas são as melhores. O Centro Comercial Wakîri é um espaço popular de bom gosto, bons preços e modernidade.

“Para mim, é um sentimento de gratidão, essa palavra eu vou repetir sempre, gratidão. Porque não é fácil trabalhar com produtos, eles estragam se pegarem sol, se pegarem chuva, o prejuízo é muito grande e muitas vezes você não tem retorno do qu e investiu. E hoje nesse espaço eu não tenho palavras para agradecer. É só gratidão a Deus, a prefeita, que tem se preocupado sim com as famílias, com as crianças, com nosso bem-estar. Me proporcionou esse lugar que é maravilhoso. Onde eu ia conseguir isso? Em nenhum canto. Excepcional para mim”, declarou.

Ela acrescentou ainda que nunca imaginou trabalhar num espaço como o Wakîri e que  esse sonho marca um novo momento das pessoas que passaram a comercializar no local. “Vai ser um natal diferente, um ano novo diferente. É uma vida nova. É daqui para frente. Agora é só cuidar desse espaço maravilhoso que a prefeita proporcionou a todos nós, a todas as famílias. Eu só tenho a agradecer. Meu muito obrigada”, declarou.

Espaços públicos para comercialização impulsionam processo de desenvolvimento socioeconômico na capital

Hoje , cerca de 1.600 pessoas trabalham em quiosques de Boa Vista. Mais de 300 quiosques de praças, mercado, terminal centro comercial já foram construídos ou reformados desde 2013. No complexo Ayrton Senna, os espaços também estão sendo reformando novos quiosques e a praça de alimentação do Ayrton Senna está sendo reconstruída.

Em meio à crise em que o país vem passando, a falta de emprego, fica cada vez mais difícil ingressar no mercado de trabalho, por isso uma das alternativas da gestão municipal tem sido o empreendedorismo por meio da comercialização nos quiosques em espaços públicos. A gestão tem seguido esse ramo e garantido oportunidade de geração de emprego e renda a muitas famílias. Os investimentos nesses locais potencializam o turismo.

(Fotos: Claudia Ferreira, Igorh Martins e Andrezza Mariot)
0