Educação

Encerramento da 7ª Semana Pedagógica conta com participação de especialista em educação de São Paulo

O evento reuniu mais de dois mil servidores da Secretaria Municipal de Educação.

Por Naira Sousa

25/01/2020

Fotos no link : https://flickr.com/photos/ 170294565@N07/sets/ 72157712828783021

A 7ª Semana Pedagógica chegou ao fim neste sábado, 25, com a programação voltada para os gestores das escolas municipais. Durante o encontro, os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer novas práticas de liderança, gestão e experiências exitosas com a participação de Paulo Magri, secretário municipal de Educação de Novo Horizonte, no estado de São Paulo.

Durante toda a semana cerca de 2.500 educadores das 122 unidades de ensino do município participaram das oficinas, palestras e workshop, além dos gestores, vice-gestores, coordenadores pedagógicos, professores titulares de sala de aula (inclusive do EJA), de educação física, arte-educadores e cuidadores.

O secretário de educação, Arthur Henrique Machado, destacou que desde 2014 a Prefeitura de Boa Vista realiza o encontro, mas este ano o que chamou atenção foi a participação dos profissionais especialistas em educação, gerando assim a troca de experiências.

“Reunimos todas as categorias de profissionais da educação. Aqui eles tiveram a oportunidade de conhecer os especialistas de outro estado e as ideias, agora, o objetivo é fazer oficinas e construir políticas públicas novas para 2020, ou seja, fazer ainda melhor, pois sabemos que a educação no município evoluiu muito durante os sete anos da gestão da prefeita Teresa Surita e este ano não poderia ser diferente”, disse Arthur.

O palestrante Paulo Magri trouxe exemplos de práticas pedagógicas executadas em sua cidade. “Hoje somos referência nacional em educação, especificamente em nível de ensino fundamental. Apresentei para os gestores algumas práticas que tiveram êxito em SP, como por exemplo, os mecanismos utilizados para mensurar o aprendizado das crianças, e retomar aquilo que o aluno não aprendeu. Sem dúvida isso vai contribuir ainda mais com Boa Vista, pois eu percebi que existe uma preocupação grande com a educação”, explicou.

A gestora a escola municipal Newton Tavares, Wiliane Morais, enfatizou que iniciar o ano com a jornada pedagógica é gratificante. “Essa oportunidade foi dada para todos os grupos que vão iniciar o ano letivo motivados e refletindo novas práticas, até porque, estamos em uma realidade destaque se comparar com outros municípios do país, desde estrutura das escolas, capacitação dos servidores, qualidade da merenda, ou seja, estamos em um padrão muito bom que nos motiva cada vez mais”, disse.