Infraestrutura

Parque do Rio Branco - Obras avançam e mudam realidade da área central de Boa Vista

A terceira e última intervenção do Parque do Rio Branco está com os serviços em ritmo acelerado. Esta fase da obra inclui urbanização e construção do mirante, espelhos d’água e marina

Por Shirleia Rios

14/01/2020

A terceira e última intervenção do Parque do Rio Branco está com os serviços em ritmo acelerado . Esta fase da obra inclui urbanização e construção do mirante, espelhos d’água e marina. O Parque do Rio Branco é considerado a maior obra turística de Boa Vista.

O projeto que está mudando o Caetano Filho, o Beiral, iniciou em abril de 2018, já passou pelas fases de retirada das famílias mediante indenização, terraplanagem e drenagem - com elevação da avenida Sebastião Diniz e canalização do igarapé Caxangá. Essas intervenções vão garantir que as inundações provocadas pelo aumento do nível do Rio Branco não afetem o local.

A construção do parque ainda não acabou e já trouxe benefícios tanto para a cidade, que ganha com o turismo, como para as pessoas que viviam no local e sofriam com problemas de alagamento no período do inverno. Melhorias também para os moradores que vivem ao redor e que ter ão os imóveis valorizados e uma área com estrutura completa para viver, garantindo qualidade de vida a todos.

“ Aquela era uma das áreas mais alagadiças de Boa Vista. No inverno, muita gente ficava desalojada. Além disso, era uma das áreas com mais alto índice de tráfico de drogas e prostituição. Mais que a construção de um ponto turístico, que será o melhor da cidade e ainda vai gerar renda, proporcionamos melhor qualidade de vida para aqueles que viviam ali, pois com a indenização, os antigos moradores puderam mudar para locais mais apropriados”, disse a prefeita Teresa Surita.

A indenização paga pela Prefeitura de Boa Vista possibilitou que muitas famílias pudessem ter uma vida nova, com qualidade em locais mais seguros. Ao todo, 352 famílias foram retiradas e indenizadas e puderam buscar melhores condições de moradia, fazendo com que não houvesse mais registro de desabrigados ou desalojados na região.

“ Sempre passamos pela situação de alagamento, tínhamos que sair do bairro. Cheguei a perder documentos, móveis, tinha que jogar tudo fora porque danificava tudo. Todo inverno rigoroso que eu passava pela enchente, tinha que reconstruir minhas coisas, o pouco que tinha, trabalhando sozinha, porque sou só com meus filhos. Cheguei a ir para o abrigo com meus filhos, mas graças a Deus vou realizar o sonho de ter uma casa própria”, contou a autônoma Jane Fernandes Ribeiro, que vivia no local.

Entenda as fases da obra do Parque do Rio Branco

1ª Intervenção

Diagnóstico e mapeamento da área: identificação das casas e famílias, cadastramento das famílias, pagamento de indenizações, desapropriações, realocação e monitoramento das famílias, demolição das construções existentes.

2 ª Intervenção

Plano de intervenção ambiental: canalização do igarapé Caxangá, elevação da avenida Sebastião Diniz, terraplenagem e macrodrenagem do terreno.

3ª Intervenção

Revitalização e urbanização: construção do mirante, do espelho d’água, da marina, plantio de 107 árvores – equivalente a dez campos de futebol.