Home|Notícias|Pentavalente - Quatro mil doses da vacina começam a ser distribuídas nas unidades básicas de saúde do município
13/01/2020 17h15

As doses da vacina estão sendo distribuídas nas unidades básicas de saúde da prefeitura. (Fotos: Andrezza Mariot)

Jornalista: Jamile Carvalho

Nesta segunda-feira, 13, as unidades básicas de saúde da capital começaram a receber as doses da vacina pentavalente, que estava em falta devido a um desabastecimento nacional. A Prefeitura de Boa Vista recebeu quatro mil doses do Estado e iniciou o abastecimento das unidades ainda pela manhã.

Já começamos a distribuição, que deve ocorrer até o fim da tarde desta terça-feira. Após isso, pais e responsáveis já podem se dirigir até uma de nossas unidades para iniciar ou completar o esquema vacinal das crianças que estava pendente”, explicou o coordenador municipal de imunizações, Romildo Azevedo.

Romildo Azevedo – coordenador municipal de imunização

A vacina pentavalente faz parte do calendário básico de vacinação da criança e é aplicada aos dois, quatro e seis meses de vida. Já o reforço da imunização é feito quando a criança tem um ano e três meses e aos quatro anos de idade.

Substituição - Devido ao desabastecimento em todas as capitais, o Ministério da Saúde tinha recomendado semana passada a substituição da pentavalente, temporariamente, pela vacina DTP + Hepatite B para crianças menores de um ano de idade.

Após a regularização dos estoques com a vacina penta, suspende-se a medida emergencial tomada e recomenda-se a vacinação da penta de acordo com o calendário nacional de vacinação definido pelo Programa Nacional de Imunizações.

Segundo o coordenador, a chegada das doses não significa que a situação está regularizada. No entanto, se houver outro desabastecimento volta-se a recomendação da substituição.

Se de repente houver novamente o desabastecimento vamos utilizar a orientação do Ministério da Saúde, de substituir a vacina penta pela DTP mais Hepatite B, porém enquanto houver doses da penta as crianças serão imunizadas com elas”, reforçou.

A penta - protege as crianças contra a difteria, tétano, coqueluche (pertussis), hepatite B (recombinante) e meningite por Haemophilus influenzae B e está indicada no esquema de três doses para menores de um ano de idade, sendo administrada aos 2, 4 e 6 meses de idade.