Saúde

População deve procurar unidades básicas de saúde para tomar a vacina contra a febre amarela

Boa Vista intensificou a vacinação depois que um caso da doença foi confirmado na Venezuela

Por SEMUC

07/01/2020

A Prefeitura de Boa Vista intensificou a vacinação contra a febre amarela no município. A ação teve início nessa segunda-feira, 6, e vai acontecer durante todo o mês de janeiro nas unidades básicas de saúde com o objetivo de imunizar o maior número possível de pessoas que ainda não receberam a dose da vacina.

Boa Vista está em alerta sobre a doença desde que foi confirmado um caso em um indígena sem histórico de vacinação, em outubro do ano passado no estado Bolívar, na Venezuela. No entanto, a capital não tem registro recente de casos de febre amarela em seu território.

O coordenador municipal de Imunização, Romildo Azevedo, explica a importância da vacinação, pois é o único meio de prevenir a febre amarela.

Romildo Azevedo - coordenador municipal de imunização

“Estamos intensificando as ações para que todas aquelas pessoas que não têm registro dessa vacina possam ser imunizadas, quem tiver dúvidas procure uma unidade básica para que o seu cartão de vacina seja avaliado. Basta uma dose para que a pessoa esteja protegida, dependendo da faixa etária”, informou.

Público-alvo - Para as crianças a partir de nove meses de idade a vacina é obrigatória. Gestantes, portadores de doenças crônicas e idosos acima de 60 anos só podem tomar a vacina mediante liberação médica. As crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias precisam do reforço.

A estudante Indy Tamires Faria, 20 anos, mora no bairro Caimbé e foi até a unidade Olenka Macellaro receber a vacina. “Essa intensificação é super válida para que todos fiquem imunes contra a febre amarela. É importante que todos tenham essa conscientização e busquem as unidades para receberem a vacina”, disse.

Por se tratar de uma intensificação de vacinação, o município de Boa Vista não vai realizar Dia D. A vacinação ocorre rotineiramente nas unidades que possuem sala de vacina, em horários diferenciados, inclusive nas que funcionam até meia-noite.