ACOMPANHE A PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS Facebook Twitter Youtube SoundCloud Instagram
Home|Notícias|Acompanhado de orquestras do IBVM, maestro João Carlos Martins se apresenta em Boa Vista neste sábado
NOTÍCIAS
Cultura
13/02/2020 15h44
Acompanhado de orquestras do IBVM, maestro João Carlos Martins se apresenta em Boa Vista neste sábado

João Carlos Martins está percorrendo todo o país através do projeto "Orquestrando o Brasil" (foto: Tatiane Ribeiro)

Jornalista: Fábio Cavalcante

 

Boa Vista será a primeira cidade do norte do País a receber o projeto Orquestrando o Brasil, idealizado pelo maestro João Carlos Martins, que virá à capital neste sábado, 15, às 20h, para uma grande apresentação na Praça Fábio Marques Paracat. O repertório será conduzido através das orquestras do Instituto Boa Vista de Música, em parceria com a prefeitura e com a Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec).


Ao todo, serão 170 músicos de Boa Vista que vão se apresentar sob a regência do maestro, que compõem os projetos do IBVM como Orquestra de Câmara, Orquestra Infantojuvenil, Banda Juvenil, além do Coral Infantil do IBVM e do Coral Cênico da Fetec.


Antes do evento, por volta das 11h, no Teatro Municipal de Boa Vista, o maestro vai se encontrar com regentes e coordenadores de projetos musicais locais para divulgar o projeto Orquestrando o Brasil, além de conhecer um pouco mais sobre o trabalho musical desenvolvido na capital.

 

Para o presidente do IBVM, maestro Francisco Carlos Felício, participar de um evento tão importante para o campo da arte musical brasileira é motivo de orgulho e eleva ainda mais a qualidade do trabalho desenvolvido em Boa Vista em parceria com a prefeitura e Fetec.


Ficamos orgulhosos por estarmos participando de um evento dessa magnitude. Poder demonstrar o trabalho de música que é realizado aqui no extremo norte do Brasil pelas nossas crianças é muito gratificante. E poder participar de uma apresentação com um dos maiores pianistas do mundo é um momento ímpar de realização, estímulo, valorização e esperança de um mundo melhor por meio da música”, disse o maestro.



Serão cerca de 170 músicos dos projetos desenvolvidos pelo IBVM em parceria com a prefeitura que vão se apresentar neste sábado (foto: Fenando Teixeira)

 

O Projeto - O Orquestrando o Brasil é um projeto de mobilização através da música idealizado pelo maestro João Carlos Martins e pelo produtor cultural José Roberto Walker. Criado em 2018 e desenvolvido com apoio da Fundação Banco do Brasil e do SESI/SP e FIESP, a iniciativa reúne mais de 500 grupos espalhados pelo país, oferecendo capacitação para regentes e músicos, divulgação e apoio.


Até o momento, o projeto já promoveu cerca de 30 encontros com regentes e coordenadores musicais nos estados de São Paulo, Paraná, Paraíba, Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco e Rio de Janeiro e sete concertos com o maestro João Carlos Martins e grupos regionais.


O Orquestrando o Brasil é o legado que pretendo deixar. Quero ajudar os milhares de grupos espalhados pelo país a evoluírem artisticamente, ampliando sua atuação e conquistando novos públicos. Queremos democratizar a música clássica no Brasil”, afirma João Carlos Martins.


O maestro – João Carlos Martins é pianista e maestro, reconhecido por ser um dos melhores pianistas do mundo. Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, João Carlos Martins teve como um dos pontos altos de sua carreira a gravação da obra completa para teclado deste gênio da música. Devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando sua paixão pela música por meio da regência. Porém, recentemente, voltou a tocar graças a uma luva biônica, um sistema tecnológico desenvolvido por um brasileiro.

 


João Carlos Martins é pianista e maestro, reconhecido por ser um dos melhores pianistas do mundo (Foto: Andreia Vital)


IBVM - O instituto possui sete projetos sociais que atendem gratuitamente cerca de 800 crianças e adolescentes de Boa Vista. São eles: Orquestra de Violões, Banda Juvenil, Orquestra Sinfônica Infantojuvenil, Orquestra de Flauta Doce e Coral Infantil, Musicalização e Percussão.

 

=> Ouça o entrevistado: 

 

- Maestro Francisco Carlos Felício - presidente do IBVM


Encontro com maestros e coordenadores musicais


Dia: 15 de fevereiro (sábado)

Horário: 11h30

Local: Teatro Municipal de Boa Vista (Evento exclusivo para regentes e coordenadores culturais, sendo necessário a confirmação de presença pelo e-mail: orquestrandobrasil@gmail.com  ou pelo celular (16) 9 9279.4155


Concerto Orquestrando o Brasil  


Dia: 15 de fevereiro (sábado)

Horário: 20h

Local: Praça Fábio Marques Paracat

Leia também
Saúde Prefeitura inicia trabalho de desinfecção de espaços públicos para combater o coronavírus 04/04/2020 08h48 Prefeitura inicia trabalho de desinfecção de espaços públicos para combater o coronavírus A Prefeitura de Boa Vista iniciou nesta sexta-feira, 3, a limpeza e desinfecção de espaços públicos da cidade. A iniciativa leva em consideração as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19) Social Comunicado - Sobre CadÚnico e auxílio emergencial do Governo Federal 03/04/2020 15h38 Comunicado - Sobre CadÚnico e auxílio emergencial do Governo Federal A Secretaria Municipal de Gestão Social esclarece que as pessoas que já estão inscritas no Cadastro Único devem apenas aguardar a averiguação quanto o recebimento do benefício, pois o Governo Federal irá operar diretamente no sistema. Todos os pagamentos são de responsabilidade do Governo Federal.
Cada vez melhor
Educação Educação - Prefeita Teresa anuncia projeto virtual @aprendendoemcasabv com atividades pelo Instagram 31/03/2020 11h03 Educação - Prefeita Teresa anuncia projeto virtual @aprendendoemcasabv com atividades pelo Instagram A partir desta quarta-feira, 1º, diariamente os profissionais da Secretaria Municipal de Educação postarão atividades diferenciadas para a criançada praticar em casa com a ajuda dos pais. Educação Comunicado  - Secretaria Municipal de Educação disponibiliza e-mail para solicitação de comprovante escolar 23/03/2020 13h28 Comunicado - Secretaria Municipal de Educação disponibiliza e-mail para solicitação de comprovante escolar A medida visa, em especial, agilizar o atendimento aos profissionais da saúde convocados no último concurso público da Prefeitura que estão necessitando da documentação.
Trabalhando para Você
Trabalhando
FALE BOA VISTA LIGUE 156
Prefeitura Municipal de Boa Vista, Trabalhar e Cuidar das pessoas
Prefeitura Municipal de Boa Vista
Palácio 9 de Julho | Rua General Penha Brasil, 1011 - São Francisco | CEP: 69305-130 TELEFONE: 156 | Boa Vista - Roraima - Brasil