Home|Notícias|Modelo de Gestão: Boa Vista é a 3ª capital com melhor situação fiscal do Brasil
20/02/2020 11h51
Modelo de Gestão: Boa Vista é a 3ª capital com melhor situação fiscal do Brasil

Boa Vista recebeu a terceira melhor nota (8,3) num levantamento inédito da consultoria Tendências, que avaliou o quadro das finanças dos municípios brasileiros, ficando à frente de capitais como Curitiba, Porto Velho, Vitória, Aracaju e Manaus.

Boa Vista ainda foi considerada a capital que mais faz investimentos do país, com taxa de 23,53%. Com o resultado, a prefeita Teresa Surita chega ao último ano de gestão com o município em situação fiscal confortável.

O estudo avaliou seis indicadores: investimentos, despesa com pessoal e encargos sociais, endividamento, poupança corrente, liquidez e resultado primário. Numa escala de 0 a 10, as notas acima de 8 classificam o município com capacidade fiscal muito boa. A análise foi feita no período de 2017 a 2019.

Ao contrário de outras capitais, a Prefeitura de Boa Vista mantém o controle da despesa com pessoal e um bom gasto com investimentos. Um exemplo do planejamento é que, há sete anos, o município não atrasa salário dos servidores e atualizou promoções e progressões. O executivo municipal conta com pouco mais de 10 mil servidores públicos.

Um dos reflexos do investimento é o volume de obras pela cidade. O município atua em várias frentes: construção de escolas, praças, centros comerciais, reformas em unidades de saúde, obras de drenagem e asfaltamento, que geram emprego e fomentam o comércio e a economia local, além de melhorar a qualidade de vida da população.

Uma das principais obras em andamento, o Parque do Rio Branco, gera mais de 250 empregos diretos.

“Esse levantamento reflete o nosso respeito com a máquina pública e com os cidadãos de Boa Vista. Todos os projetos, obras e ações são desenvolvidos com planejamento, responsabilidade, e muito amor envolvido, para que as pessoas tenham acesso a serviços de qualidade. Os investimentos públicos que fazemos acabam impulsionando outros setores da capital, como a geração de emprego”, disse a prefeita Teresa Surita.