Home|Notícias|Segurança - Guarda Civil Municipal atendeu mais de 55 ocorrências nesta semana
14/02/2020 17h20
Segurança - Guarda Civil Municipal atendeu mais de 55 ocorrências nesta semana

Jornalista: Naira Sousa

A presença da Guarda Civil Municipal nas ruas e praças da capital tem sido essencial para garantir a segurança dos boa-vistenses. Nesta semana, foram atendidas 55 ocorrências, sendo que dez Relatórios de Ocorrência Digital (Rods) foram gerados e encaminhados aos distritos policiais.

Dentre as maiores demandas estão crimes relacionados à depredação ao patrimônio público, roubos, furtos, poluição sonora e principalmente o uso de entorpecentes em locais públicos. Com base no mapeamento feito pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), os guardas se dividem por áreas de atuação.

De acordo com o superintendente da GCM, Murilo Santos, com muito esforço e dedicação, os agentes trabalham diariamente para garantir tranquilidade nas ruas da cidade, nas praças e em todos os logradouros públicos., sobretudo os que concentram grande número de pessoas.

“O trabalho da Guarda está sendo relevante, pois vem contribuindo nos índices de redução da criminalidade na capital. Até porque, a presença dos guardas inibe futuras ações, desde o Centro até os bairros mais afastados. Isso é gratificante, pois a resposta é imediata na questão da segurança pública”, disse.

GCM - A Guarda Municipal de Boa Vista conta hoje 384 homens e mulheres, e com o concurso público, que está em andamento, a corporação vai contar com 434 agentes até o fim do primeiro semestre de 2020, quase o dobro do efetivo de 2013 que era de apenas 230.

A GCM tem o papel de proteger o patrimônio público, meio ambiente e trânsito da capital. Quando necessário, atua juntamente aos órgãos policiais (Polícia Federal, Polícia Civil e Militar) na manutenção da ordem pública.

A guarda é composta por Grupo Tático Municipal (Gtam), Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ciclopatrulha e Defesa Civil, além da Patrulha Maria da Penha, que atua em parceria com o Poder Judiciário no acompanhamento de vítimas de violência doméstica e os mais novos grupamentos, que são o Grupo de Proteção Ambiental (GPA) e o Grupo Municipal de Trânsito (GMTRAN).