Concurso Público

Segurança - Prefeitura aumenta para 434 o número de guardas municipais com concurso público

Investimentos elevaram a GCM a uma das forças de segurança mais bem equipadas do estado.

Por Edson Ribeiro

14/02/2020

Com a conclusão do concurso público da Guarda Municipal de Boa Vista, a corporação vai contar com 434 agentes até o fim do primeiro semestre de 2020, quase o dobro do efetivo de 2013 que era de apenas 230. Devido aos investimentos feitos pela prefeitura nos últimos sete anos, a GCM é considerada uma das forças de segurança mais bem equipadas do estado.

Entre suas funções, a Guarda Municipal tem o papel de proteger o patrimônio público, meio ambiente e trânsito da capital, serviços de extrema relevância para população. Quando necessário, atua juntamente aos órgãos policiais (Polícia Federal, Polícia Civil e Militar) na manutenção da ordem pública .

Para executar as tarefas, a instituição recebeu investimentos em equipamentos, capacitação e estrutura. Dentre os avanços está a construção do novo prédio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, inaugurado em setembro de 2019, que abriga a nova sede da GCM, uma estrutura totalmente adaptada para atender a todas as atividades atribuídas à Guarda.

“Estamos deixando um dos legados mais importantes para a cidade, que é uma Guarda Municipal com esse nível de técnica, capacitação, equipamentos, conscientização e responsabilidade, sendo este um dos trabalhos que tenho mais orgulho de fazer parte. São esses guardas que fazem a diferença na segurança da capital”, disse a prefeita Teresa Surita.

Em dezembro do ano passado, 158 guardas civis municipais foram promovidos. Eles adquiriram o direito de trocar as insígnias para uma nova patente devido ao bom comportamento no exercício da função. Com essa medida, as promoções da categoria ficaram em dia.

Em 2013, a GCM tinha apenas cinco veículos, hoje a Guarda tem 50 viaturas novas. A instituição recebeu carros, motocicletas, motos aquáticas, lanchas, coletes, rádios, equipamentos de trabalho, equipamentos de segurança, armamentos (armas de fogo), entre outros. O Grupo Tático Municipal (Gtam) ganhou sede nova e moderna.

Murilo Santos, superintendente da GCM, avaliou que nos últimos anos a instituição evoluiu em sua estrutura e atribuições.

“Nós temos visto uma evolução muito grande da Guarda, ela começou como uma instituição que tinha como papel principal o cuidado com o patrimônio público, somente ao setor interno dos prédios da prefeitura, hoje nós temos a condição e fazemos um trabalho de segurança pública, não só na área de prédios públicos e nas praças, mas, a gente dá assistência às pessoas também”, observou.

Porte de arma - A Prefeitura de Boa Vista firmou um convênio com a Polícia Federal, autorizando a Guarda Civil Municipal à utilização de armas de fogo. Hoje, são 276 guardas civis aptos ao porte de armas de fogo em Boa Vista.

A GCM é composta pelo Grupo Tático Municipal (Gtam), Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ciclopatrulha e Defesa Civil, Patrulha Maria da Penha - que atua em parceria com o Poder Judiciário no acompanhamento de vítimas de violência doméstica, e os mais novos grupamentos, que são o Grupo de Proteção Ambiental (GPA) e o Grupo Municipal de Trânsito (GMTRAN).