Comunicado - Sobre CadÚnico e auxílio emergencial do Governo Federal

A Secretaria Municipal de Gestão Social esclarece que as pessoas que já estão inscritas no Cadastro Único devem apenas aguardar a averiguação quanto o recebimento do benefício, pois o Governo Federal irá operar diretamente no sistema. Todos os pagamentos são de responsabilidade do Governo Federal.

Por Shirleia Rios

03/04/2020

A lei 13.982, de autoria do Governo Federal, dá direito a trabalhadores informais e de baixa renda que ficaram sem rendimentos por conta da pandemia do novo coronavírus a receberem o auxílio emergencial de R$ 600 por três meses.

A Secretaria Municipal de Gestão Social da Prefeitura de Boa Vista esclarece que as pessoas que já estão inscritas no Cadastro Único devem apenas aguardar a averiguação quanto o recebimento do benefício, pois o Governo Federal irá operar diretamente no sistema.

Quem ainda não está inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), NÃO deve ir ao Cras nem a outro órgão público. O Governo Federal disponibilizará uma plataforma digital onde as pessoas poderão fazer sua autodeclaração. O sistema online ainda está em fase de criação. As pessoas precisam aguardar em casa.

Assim que a Prefeitura de Boa Vista receber as orientações sobre o sistema on-line do Governo Federal, divulgará para a população.

Sistema indisponível – Secretaria Municipal de Gestão Social informa ainda que o sistema do CadÚnico está indisponível desde ontem , dia 2, por isso não é possível ter acesso a cadastro nem mesmo a consultas. Cabe destacar que todos os pagamentos são de responsabilidade do Governo Federal.