Saúde

Coronavírus - Prefeitura monta sala de acolhimento psicológico para atender profissionais de saúde

A sala conta com uma equipe multiprofissional que se reveza no atendimento aos profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia.

Por SEMUC

01/04/2020

A Secretaria Municipal de Saúde montou recentemente uma central de atendimento e acolhimento psicológico para os profissionais que atuam na linha de frente d o combate ao novo coronavírus (covid-19) . A central funciona na sede da secretaria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, pelo telefone (95) 3621-1080.

Esta é mais uma ação do p lano de enfrentamento à doença executad o pela prefeitura. A ideia é minimizar os fatores de estresse e cuidar da saúde mental dos profissionais de saúde, peças fundamentais na difusão de informações e no acolhimento à s pessoas nas unidades da rede municipal de saúde.

A sala conta com o apoio de duas enfermeiras, seis psicólogos, um médico, um biólogo e um assistente social que se revezam no período da manhã e tarde. Todos passaram por uma capacitação preparada por psicólogos do programa “ Médicos sem Fronteiras”.

Até o momento a equipe já atendeu mais de 40 solicitações, que são feitas via telefone e, quando necessário, de forma presencial.

A médica do trabalho Maria Vauliam é quem coordena as atividades e destaca a importância desse cuidado durante a pandemia enfrentada pelos profissionais. “A gente sabe que é um momento atípico e, com certeza, nos sentimos bem em cuidar da saúde mental deles e da nossa também durante esse período. Temos recebido muitos retornos positivos por parte deles e até da população”.

A psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Familia (NASF), da UBS Délio Tupinambá, Ingrid do Valle, explica que o trabalho est á sendo imprescindível nesse momento de crise.

“ Est á sendo um desafio, mas muito gratificante porque esse apoio emocional é imprescindível nesses momentos de crise, essa central foi pensada justamente para dar suporte a nossos profissionais, estamos felizes de poder contribuir com esse trabalho do município, estamos juntos para unir forças e cuidar da saúde mental e emocional dos nossos servidores”.

A Central atende os profissionais de saúde de toda a rede municipal de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, pelo telefone (95) 3621-1080.