O Ministério da Saúde (MS) enviou ao e stado testes rápidos que serão utilizados para diagnosticar os casos de covid-19, especificamente nos profissionais de saúde e segurança que atuam na linha de frente de combate à doença. Do montante, Boa Vista recebeu 800 testes e vai distribuir até esta quarta-feira, 15, nas unidades da rede municipal.
“ É importante esclarecer que esses testes são específicos para os profissionais de saúde e de segurança, pois alguns deles têm apresentado sintomas e se afastado do trabalho, são profissionais importantes e que atuam na linha de frente nas unidades”, destaca o secretário municipal de Saúde, Cláudio Galvão.
Os profissionais da prefeitura já são capacitados para realizarem diversos testes como o HIV e sífilis, mas ainda assim estão recebendo instruções sobre o manuseio e o fluxo correto para a realização dos exames relacionados ao novo coronavírus.
Quem pode fazer – Profissionais de saúde e de segurança (agentes da Guarda Municipal, polícias Militar e Civil, por exemplo) sintomáticos. Com o resultado em até 20 minutos, os testes são feitos a partir do oitavo dia do início dos sintomas e de síndrome respiratória como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal e dor de garganta, e com 72 horas assintomático para detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2, que causa a covid-19.
Vale lembrar que esse é um teste qualitativo para triagem e auxílio diagnóstico, então deve ser usado como uma ferramenta para auxílio e que os resultados negativos não excluem a infecção.
Ações de combate à c ovid-19 – A prefeitura tem atuado no fortalecimento das ações e medidas de promoção e prevenção à saúde no município de Boa Vista, mesmo antes da identificação e confirmação do primeiro caso da doença no Brasil.
Para isso têm capacitado seus profissionais de todas as unidades em relação ao manejo, identificação, monitoramento e acompanhamento de casos no município.
Também adaptou as unidades básicas de saúde e especializadas, além do Hospital da Criança Santo Antônio, para receber os casos sintomáticos da covid-19.