Saúde

Saúde - Teresa aumenta número de leitos e empossa novos profissionais para o combate ao Coronavírus

A contratação de mais 20 leitos de retaguarda para atender pacientes infantis do HCSA, caso haja aumento da demanda em função do novo Coronavírus.

03/04/2020

A prefeita Teresa Surita anunciou a contratação de mais 20 leitos de retaguarda para atender pacientes infantis do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), caso haja aumento da demanda em função do novo Coronavírus. Os leitos serão instalados no Hospital da Mulher, localizado no bairro São Pedro.

O HCSA já conta com 167 leitos, sendo 10 de UTI, podendo ser ampliado para 15. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital possui hoje 20 respiradores. A média das cidades brasileiras é de 10 aparelhos. A prefeitura vai aumentar, ainda este ano, mais 60 leitos com a entrega das obras de mais um bloco da unidade.

Para reforçar a capacidade de atendimento nas unidades e principalmente no Hospital, a prefeitura convocou 237 aprovados no concurso público da saúde. Desse total, 196 novos profissionais já estão trabalhando. Outros profissionais ainda estão sendo contratados, entre médicos de várias especialidades, enfermeiros, técnicos.

“Desde 2013, temos feito muitos investimentos no Hospital da Criança, seja na sua estrutura, em novos equipamentos, ambulâncias, concursos, capacitações. Hoje, temos uma condição muito melhor de atendimento na única unidade de referência no atendimento infantil em Roraima, que recebe pacientes de todos os municípios e pessoas de outros países”, explicou a prefeita Teresa Surita.

Foram convocados 237 aprovados no concurso público da saúde. Desse total, 196 novos profissionais já estão trabalhando.

Para diminuir o risco de contágio pelo coronavírus entre as crianças da capital, a prefeitura também antecipou o recesso escolar dos alunos da rede municipal de ensino. As aulas já estavam suspensas desde o dia 17 de março para evitar aglomerações. As escolas municipais atendem cerca de 44 mil estudantes em 122 unidades de ensino.

Desde janeiro, a prefeitura tem reforçado o sistema de saúde do município para lidar com a pandemia do coronavírus. As ações estão elencadas no Plano de Contingência e Enfrentamento à covid-19 e vão desde investimentos em equipamentos, a capacitações, planejamento a estratégias de combate à pandemia.