Saúde

Boa Vista abre Unidades Básicas de Saúde aos sábados para desafogar fluxo nas emergências

A pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) tem desafiado os gestores públicos a adotar medidas de combate à doença em todo o país. Uma das medidas que já estão funcionando em Boa Vista é a adesão ao horário estendido das Unidades Básicas de Saúde

Por Ayslane Dantas

02/05/2020

A pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) tem desafiado os gestores públicos a adotar medidas de combate à doença em todo o país. Uma das medidas que já estão funcionando em Boa Vista é a adesão ao horário estendido das Unidades Básicas de Saúde. Algumas estão atendendo até mais tarde, 20h, outras estão com as portas abertas também aos sábados, das 8h às 13h.

As UBS com horário estendido atendem desde os casos mais corriqueiros, como procura de remédios, vacina ou curativos até pessoas que chegam com sintomas de Covid-19, já que a ideia é desafogar o fluxo nas próprias unidades básicas em dias da semana e nas emergências dos hospitais.

Neste sábado , Diego do Nascimento Amorim, 25, forneiro, aproveitou que a UBS Olenka Macellaro, no bairro Caimbé, estava aberta para se consultar. Ele está com sintomas gripais e foi orientado pela empresa em que trabalha a procurar ajuda médica.

Diego do Nascimento Amorim procurou atendimento por causa de sintomas gripais

“Se não tivesse aberta, eu só iria procurar atendimento na segunda e iria perder muito tempo. Mas fui atendido e recebi atestado para ficar em casa, agora vão me monitorar para ver se confirma ou descarta a doença”, falou.

No mesmo posto, Júlia dos Santos Silva, 38, empregada dom éstica, foi buscar medicamentos para o marido que estava sentindo dores no corpo. “Eu trabalho durante a semana, aí não tenho tempo, mesmo morando aqui no Caimbé”, disse.

Júlia dos Santos Silva não tem tempo de ir na UBS durante a semana

Diego e Júlia receberam os remédios na porta da unidade, para evitar aglomeração dentro do prédio. A triagem já é feita na calçada, quando o paciente chega. Pessoas com sintoma da Covid-19 e assintomáticos ficam em locais separados esperando sua vez de entrar no consultório.

É importante ressaltar que os pacientes com suspeita de Covid-19 atendidos nas UBS são aqueles que apresentam sintomas leves.

“Seguimos protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde. Verificamos se o paciente não está com desconforto respiratório grave, saturação menor que 96% e, a partir disso, a gente faz o exame clínico dessa pessoa, para saber se ela pode voltar para casa, onde vai seguir com as orientações e medicamentos, se for o caso, ou se será encaminhada para emergência”, explicou a médica Joicilene Cruz Mandulão.

Do outro lado da cidade, na UBS Aygara Motta, bairro Cidade Satélite, a procura neste sábado foi mais por vacina, inclusive a antirrábica. O motoboy Adenilson Gomes da Costa, 37, foi surpreendido com uma mordida de um gato de quatro meses ainda não vacinado. “Eu ia para o Cosme e Silva, mas o movimento lá é grande no sábado , por isso resolvi vir aqui, porque está mais tranquilo. Acabei de chegar e já vou ser atendido”, disse.

Adenilson Gomes da Costa recebeu a vacina antirrábica

Confira UBS e horários:

DIAS DA SEMANA

UBS

ENDEREÇO

Segunda a sexta -feira - 8h até meia-noite

Sábados – 8h às 13h

Olenka Macellaro

Av. Mário Homem Melo, nº 5075 - Caimbé

Mariano de Andrade

Av. Deco Fonteles, nº 264 - Caranã

Aygara Motta

R. J, nº 256 – Cidade Satélite

Délio Tupinambá

Av. Belo Horizonte, nº 178 – Nova Cidade

Segunda a sexta -feira

8h às 20h

Santa Tereza

R. Aruanã, nº 355 – Santa Tereza

Silvio Botelho

Av. Minas Gerais, nº 512 - Paraviana

São Vicente

Av. Presidente Castelo Branco, nº 1875 – São Vicente

Mecejana

Rua Pavão, nº 195 - Mecejana

Equatorial

R. Manoel Aniceto Pontes, 96E - Equatorial

Asa Branca

R. Francisco Custodio de Andrade, nº 505 – Asa Branca

13 de setembro

Av. Eldorado, nº 19 – 13 de Setembro

Lupércio Lima

R. Nazaré Figueira c/ Laura Pinheiro Maia, s/nº -Pintolândia