Saúde

Coronavírus Central de Acolhimento Psicológico Emergencial já atendeu mais de 1.600 pessoas

Desde que foi criada, em março, os profissionais já atenderam 1.673 pessoas, entre profissionais de saúde, pacientes com Covid-19, famílias que perderam entes e demandas espontâneas.

Por SEMUC

22/05/2020

Fotos: https://www.flickr.com/photos/ 170294565@N07/sets/ 72157714393097732/



Uma das ações do Plano de Contingência de Enfrentamento ao Novo Coronavírus em Boa Vista, elaborado e executado pela prefeitura, é a Central de Acolhimento Psicológico Emergencial (CAPE). Desde que foi criada, em março, os profissionais já atenderam 1.673 pessoas, entre profissionais de saúde, pacientes com Covid-19, famílias que perderam entes e demandas espontâneas.


A central funciona em uma sala na sede da Secretaria Municipal de Saúde, com uma equipe de psicólogos, assistente social e médica. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, pelo telefone (95) 3621-1080. Quando necessário, o atendimento pode ser feito por videoconferência.


Todos os profissionais envolvidos passaram por capacitação promovida em parceria com o programa Médicos Sem Fronteiras e Organização Pan-Americana da Saúde ( OPAS). A central conta ainda com voluntários: duas psicólogas formadas e estudantes de enfermagem da Faculdade Fares.


No início, o atendimento foi voltado especificamente para profissionais de saúde que atuam na linha de frente das unidades da rede municipal. A ideia era cuidar da saúde mental desses trabalhadores, peças fundamentais em todo esse processo.


Porém, aos poucos houve a necessidade de ampliar os atendimentos também a pacientes atendidos e monitorados pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), às famílias que perderam um ente querido, além de demandas espontâneas de pessoas que ligam pedindo orientações, explica a médica da família e coordenadora da CAPE, Maria Vaulian.


“ Antes, atendíamos especificamente os profissionais de saúde, hoje nós continuamos atendendo eles e também os pacientes, tanto suspeitos como confirmados de Covid- 19 , que são acompanhados pelas equipes das unidades básicas que prestam auxílio psicológico e também orientação para familiares que perderam um ente querido, por conta da doença, e pessoas que nos ligam com algum transtorno mental, como ansiedade e depressão”, informou.


Segundo a médica, é um trabalho essencial nesse momento de enfrentamento à doença. A equipe de profissionais da CAPE tenta fazer o seu melhor, diminuindo ou amenizando o sofrimento e possíveis agravos das pessoas. A equipe também é responsável para repassar às pessoas sintomáticas ou não o resultado do exame.