Home|Notícias|Coronavírus Central de Acolhimento Psicológico Emergencial já atendeu mais de 1.600 pessoas
22/05/2020 11h50

A central foi criada para atender os profissionais de saúde, mas ampliou os atendimentos para pacientes monitorados pelas equipes de saúde do município e demandas espontâneas

Fotos: https://www.flickr.com/photos/170294565@N07/sets/72157714393097732/

Jornalista: Jamile Carvalho

Uma das ações do Plano de Contingência de Enfrentamento ao Novo Coronavírus em Boa Vista, elaborado e executado pela prefeitura, é a Central de Acolhimento Psicológico Emergencial (CAPE). Desde que foi criada, em março, os profissionais já atenderam 1.673 pessoas, entre profissionais de saúde, pacientes com Covid-19, famílias que perderam entes e demandas espontâneas.

A central funciona em uma sala na sede da Secretaria Municipal de Saúde, com uma equipe de psicólogos, assistente social e médica. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, pelo telefone (95) 3621-1080. Quando necessário, o atendimento pode ser feito por videoconferência.

Todos os profissionais envolvidos passaram por capacitação promovida em parceria com o programa Médicos Sem Fronteiras e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A central conta ainda com voluntários: duas psicólogas formadas e estudantes de enfermagem da Faculdade Fares.

No início, o atendimento foi voltado especificamente para profissionais de saúde que atuam na linha de frente das unidades da rede municipal. A ideia era cuidar da saúde mental desses trabalhadores, peças fundamentais em todo esse processo.

Porém, aos poucos houve a necessidade de ampliar os atendimentos também a pacientes atendidos e monitorados pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), às famílias que perderam um ente querido, além de demandas espontâneas de pessoas que ligam pedindo orientações, explica a médica da família e coordenadora da CAPE, Maria Vaulian.

Antes, atendíamos especificamente os profissionais de saúde, hoje nós continuamos atendendo eles e também os pacientes, tanto suspeitos como confirmados de Covid-19, que são acompanhados pelas equipes das unidades básicas que prestam auxílio psicológico e também orientação para familiares que perderam um ente querido, por conta da doença, e pessoas que nos ligam com algum transtorno mental, como ansiedade e depressão”, informou.

Segundo a médica, é um trabalho essencial nesse momento de enfrentamento à doença. A equipe de profissionais da CAPE tenta fazer o seu melhor, diminuindo ou amenizando o sofrimento e possíveis agravos das pessoas. A equipe também é responsável para repassar às pessoas sintomáticas ou não o resultado do exame.