Cidadania

Coronavírus - Prefeita Teresa Surita encaminha à Câmara de Vereadores projeto de lei que antecipa quatro feriados municipais

O Projeto antecipa os feriados de São Pedro (29/06), Aniversário de Boa Vista (09/07), Dia da Consciência Negra (20/11) e Nossa Senhora da Conceição (08/12).

Por Ceiça Chaves

27/05/2020

Devido ao aumento de casos do novo coronavírus em Roraima, a Prefeitura de Boa Vista tomou mais uma medida para manter o isolamento social em meio à pandemia. A prefeita Teresa Surita encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei que antecipa quatro feriados municipais para a primeira semana do mês de junho deste ano, considerado o mês de pico da doença. Roraima j á registra 2.682 casos confirmados e 102 mortes por Covid-19, a maioria na capital.

Conforme o documento, os feriados de São Pedro (29/06), Aniversário de Boa Vista (09/07), Dia da Consciência Negra (20/11) e Nossa Senhora da Conceição (08/12) serão antecipados para os dias 01, 02, 03 e 04  de junho e ponto facultativo para o dia 05. O projeto foi encaminhado em caráter de urgência para ser votado o mais breve possível.

“É inegável que a aprovação do projeto é de extrema importância para população de Boa Vista, pois estaremos preservando a saúde e a vida das pessoas, com o aumento de isolamento advindo da antecipação dos feriados e ponto facultativo, mantendo-se apenas os serviços essenciais ao combate do coronavírus (Covid-19)”, diz o texto.

Assim como em quase todas as cidades brasileiras, Boa Vista está sofrendo os efeitos da pandemia do novo coronavírus e, considerando que em junho seja o pico da doença, é extremamente necessário que ocorra o máximo de isolamento das pessoas na cidade, e visando também o fechamento dos comércios nesta semana.

“ Pe ç o aos vereadores que aprovem este projeto ainda hoje. Esse projeto vai salvar muitas vidas”, disse a prefeita Teresa Surita.

O documento também mostrou através de gráfico que o pico da doença está previsto para esta primeira semana de junho mais precisamente para o dia 8. A projeção de casos foi calculada com base na Epidemic Calculator (Implementa um modelo clássico de doença infecciosa – SEIR) .