Economia

Finanças - Secretaria municipal já fez cerca de 10 mil atendimentos virtuais durante a pandemia

Aproximadamente, 10 mil atendimentos aos contribuintes já foram feitos via internet ou por telefone.

Por Edson Ribeiro

12/05/2020

Desde o início da pandemia de coronavírus, a Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças (SEPF) tem prestado, a distância, todos os serviços que eram oferecidos no balcão de atendimento. Aproximadamente, 10 mil atendimentos aos contribuintes já foram feitos via internet ou por telefone. Os atendimentos presenciais foram suspensos a partir da 2ª quinzena do mês de março.

Os serviços mais procurados na secretaria são: Emissão de documento de arrecadação municipal (DAM) para pagamento de diversas taxas como, IPTU, taxa de coleta de lixo, taxa de Impostos de Transmissão de Bens Imóveis ( ITBI ) , solicitação de Habite-se, emissão de nota fiscal avulsa, solicitação de isenção de taxas, verificação de autenticidades de certidões de imóveis, alvará de construção entre outros serviços.

E para que a população tenha acesso a esses e outros serviços, a prefeitura colocou a disposição dos contribuintes os seguintes meios para atendimento: Pedidos de informações e solicitações podem ser feitos pelo telefone: (95) 3621-1667 e no e-mail drc.sepfpmbv@gmail.com .

Além desses canais, a secretaria também está fazendo atendimento via WhatsApp e Telegram, disponibilizando uma conta comercial para receber as demandas do Balcão de Atendimento da SEPF, por meio do número: (095) 98411-5841.

A prefeitura oferece, no site oficial, os serviços de emissão de taxas de recolhimento de entulhos e galhadas, IPTU, Taxa de Coleta Lixo, certidões, alvarás, notas fiscais e outros. Os contribuintes devem acessar o link da secretaria ( https://boavista. saatri.com.br ) disponibilizada na home da página.

A medida foi adotada para evitar aglomerações no prédio e prevenir a propagação do coronavírus no município. Enquanto durar o distanciamento social, em Boa Vista, nenhum serviço será oferecido que não seja a distância.

“Dentre as medidas adotadas pela prefeitura, no combate à covid-19, uma das principais foi o atendimento online pela Secretaria de Finanças. Todos os serviços que eram oferecidos antes desta crise, de forma presencial, estão sendo oferecidos a distância. Tudo isto está sendo feito para evitar que as pessoas se desloquem da sua casa, do seu escritório e não corra risco de contrair esta doença”, esclareceu o secretário municipal de Planejamento e Finanças, Márcio Vinícius de Souza Almeida.

Confira:

Atendimentos SEPF

Março

Abril

Total

Via Chat (whatsapp-Telegram)

713

1.896

2.609

E-mails

537

1.777

2.314

Atendimento via Telefone fixo

700

1.049

1.749

Habilitação de Notas

175

864

1.039

Formalização de Processos

72

381

453

Certidões de Débitos emitidas

307

103

410

Certidões emitidas na internet

617

680

1.297

Total

3121

6750

9.871