Desde o início da pandemia de coronavírus, a Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças (SEPF) tem prestado, a distância, todos os serviços que eram oferecidos no balcão de atendimento. Aproximadamente, 10 mil atendimentos aos contribuintes já foram feitos via internet ou por telefone. Os atendimentos presenciais foram suspensos a partir da 2ª quinzena do mês de março.
Os serviços mais procurados na secretaria são: Emissão de documento de arrecadação municipal (DAM) para pagamento de diversas taxas como, IPTU, taxa de coleta de lixo, taxa de Impostos de Transmissão de Bens Imóveis ( ITBI ) , solicitação de Habite-se, emissão de nota fiscal avulsa, solicitação de isenção de taxas, verificação de autenticidades de certidões de imóveis, alvará de construção entre outros serviços.
E para que a população tenha acesso a esses e outros serviços, a prefeitura colocou a disposição dos contribuintes os seguintes meios para atendimento: Pedidos de informações e solicitações podem ser feitos pelo telefone: (95) 3621-1667 e no e-mail drc.sepfpmbv@gmail.com .
Além desses canais, a secretaria também está fazendo atendimento via WhatsApp e Telegram, disponibilizando uma conta comercial para receber as demandas do Balcão de Atendimento da SEPF, por meio do número: (095) 98411-5841.
A prefeitura oferece, no site oficial, os serviços de emissão de taxas de recolhimento de entulhos e galhadas, IPTU, Taxa de Coleta Lixo, certidões, alvarás, notas fiscais e outros. Os contribuintes devem acessar o link da secretaria ( https://boavista.
A medida foi adotada para evitar aglomerações no prédio e prevenir a propagação do coronavírus no município. Enquanto durar o distanciamento social, em Boa Vista, nenhum serviço será oferecido que não seja a distância.
“Dentre as medidas adotadas pela prefeitura, no combate à covid-19, uma das principais foi o atendimento online pela Secretaria de Finanças. Todos os serviços que eram oferecidos antes desta crise, de forma presencial, estão sendo oferecidos a distância. Tudo isto está sendo feito para evitar que as pessoas se desloquem da sua casa, do seu escritório e não corra risco de contrair esta doença”, esclareceu o secretário municipal de Planejamento e Finanças, Márcio Vinícius de Souza Almeida.
Confira:
Atendimentos SEPF | |||
| Março | Abril | Total |
Via Chat (whatsapp-Telegram) | 713 | 1.896 | 2.609 |
E-mails | 537 | 1.777 | 2.314 |
Atendimento via Telefone fixo | 700 | 1.049 | 1.749 |
Habilitação de Notas | 175 | 864 | 1.039 |
Formalização de Processos | 72 | 381 | 453 |
Certidões de Débitos emitidas | 307 | 103 | 410 |
Certidões emitidas na internet | 617 | 680 | 1.297 |
Total | 3121 | 6750 | 9.871 |