Coronavírus - Boa Vista registra 169 óbitos confirmados por covid-19

O município tem quase 6 mil casos confirmados da doença. Unidades básicas exclusivas para pacientes com coronavírus iniciaram atendimento nesta segunda-feira, 15.

Por Ceiça Chaves

15/06/2020

Fotos: https://www.flickr.com/photos/ 170294565@N07/sets/ 72157714723599247/

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta segunda-feira, 15, mostra que o município registra 169 mortes por covid-19, outros 60 óbitos estão em investigação. Boa Vista contabiliza 10.237 casos notificados e 5.968 confirmados da doença.

Os atendimentos diários na rede municipal de saúde também foram divulgados. De acordo com a última atualização, o Hospital da Criança tem dois pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 16 em leitos clínicos – 10 confirmados e 6 casos suspeitos. Dados desta segunda-feira.

Nas unidades básicas de saúde, o último levantamento traz dados de sexta-feira, 12, quando foram realizadas 1.561 consultas nos postos de saúde da cidade, sendo 215 delas para casos suspeitos ou confirmados de c ovid-19.

Unidades básicas exclusivas para covid-19 já estão atendendo pacientes

A Prefeitura de Boa Vista iniciou nesta segunda-feira, 15, os atendimentos em oito unidades básicas de saúde d a capital. Os postos foram transformados em referência para atendimento exclusivo de pacientes com suspeita ou diagnóstico de covid-19. Várias pessoas procuraram os serviços que são ofertados em horário estendido.

Os atendimentos específicos s ão oferecidos de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, em quatro unidades e das 8h às 20h em outros quatro postos. O secretário municipal de Saúde, Cláudio Galvão, destacou que es s a é mais uma medida da prefeitura para reforçar os atendimentos na atenção primária, neste período de pandemia.

“ Estas unidades estão preparadas para atender os casos leves da doença, pessoas com sintomas como febre, mal-estar, coriza, tosse, congestão nasal, dor de garganta, perda de paladar e olfato. Já os casos mais graves como falta de ar, o paciente deve se dirigir ao pronto-socorro” , disse.

Ao chegar na unidade, os pacientes são organizados numa tenda na parte externa, onde passam pela triagem e aguardam o atendimento médico. O médico Tiago Camelo, clínico geral da unidade Olenka Macellaro, está na linha de frente no combate à doença. Segundo ele, a saúde municipal está unida para prestar o melhor atendimento à população.

“ O s paciente s chega m na unidade, aí são separados os casos suspeitos dos confirmados. A prioridade é para os casos confirmados e para aqueles que t ê m alguma alteração no momento da triagem. C hegou, apresentou síndrome respiratória, a indicação é iniciar de forma precoce a medicação. Realmente, tem sido uma demanda muito grande e estamos tentando fornecer o melhor atendimento à população” , disse.

Há alguns dias apresentando os sintomas da covid-19, Jairo de Paula, 49 anos, foi buscar atendimento na unidade Sílvio Botelho, no Paraviana. Ele aprovou a iniciativa de destinar postos exclusivos para pessoas com suspeita da doença.

“ Uma ótima iniciativa, prefeitura se preocupando com o povo. Isso não é brincadeira, é uma coisa séria. O quanto antes você tiver o resultado, melhor para se prevenir, se resguardar, ficar na quarentena a fim de não transmitir a doença. Estou sentindo os sintomas há três dias, sou hipertenso, e busquei logo o atendimento. Gostei da estrutura”, declarou.

Confira o horário de funcionamento das unidades específicas para atendimento de covid-19

UBS’S – funcionamento das 8h às 19h

UBS Olenka Macellaro – Caimbé

UBS Mariano de Andrade – Caranã

UBS Délio Tupinambá – Nova Cidade

UBS Aygara Motta – Cidade Satélite

Depois das 19h até meia-noite e aos sábados, das 8h às 13h, essas unidades atendem pacientes com quaisquer sintomas.

UBS’S – funcionamento das 8h às 20h

UBS Silvio Botelho – Paraviana