Saúde

Coronavírus - Postos de saúde exclusivos para covid-19 completam uma semana de atendimento

Por Ceiça Chaves e Edson Ribeiro

23/06/2020

Fotos: https://www.flickr.com/photos/ 170294565@N07/sets/ 72157714829481581/

Desde o dia 15 de junho, oito unidades básicas de saúde de Boa Vista fazem atendimento exclusivo para pacientes com sintomas da covid-19. A medida busca separar casos suspeitos do novo coronavírus de pessoas que procuram os postos de saúde com outras demandas, evitando a contaminação.

Joana Ribeiro Alves, procurou o posto do bairro Caranã, após apresentar os sintomas da covid-19.

Em uma semana de atendimento, moradores da capital e de outros municípios do estado passaram pelas oito unidades. Joana Ribeiro Alves, de 56 anos, procurou o posto de saúde Mariano de Andrade, no bairro Caranã, depois que apresentou sintomas da covid-19. “Foi tranquilo, depois que falei com a médica, vim até aqui, passei pela triagem e fiz o teste. Passei por todas etapas sem dificuldades” relatou.

O professor Damásio Gomes, veio do Uiramutã buscar atendimento médico e fazer o teste em Boa Vista.

O professor Damásio Gomes, de 43 anos, veio do Uiramutã buscar atendimento médico e fazer o teste em Boa Vista, já que quase todos da família estão com sintomas e testaram positivo para a doença. “Lá não temos atendimento. Eu vim de muito distante para fazer o teste na capital e estou sendo bem atendido” , contou.

As equipes das unidades básicas adotam uma série de medidas para dinamizar o atendimento, em especial as consultas e os testes rápidos. Ao chegar na unidade, o paciente já passa pela primeira triagem na frente da UBS para saber qual procedimento seguir.

Se for consulta e teste rápido, o paciente é encaminhado para as tendas que ficam na área externa, onde passa pela segunda triagem. Nesta etapa são separados os casos confirmados dos suspeitos para atendimento e avaliação médica.

Valdenir Costa, procurou uma das unidades após a esposa apresentar os sintomas da covid-19.

Valdenir Sousa Costa, 41 anos, foi até uma das unidades depois que a esposa apresentou os sintomas da covid-19, embora ela tenha testado negativo ele decidiu fazer o teste.

“ O médico disse que minha esposa está com os sintomas do coronavírus, mesmo que o teste deu negativo, então o pessoal do posto me ligou e eu vim fazer o teste. Este atendimento é importante, pois se a minha mulher, por acaso pegou, é possível que eu também tenha contraído o vírus” , explicou.

Os casos suspeitos de covid-19 devem estar dentro dos critérios para fazerem o teste. Na triagem os profissionais avaliam o tempo de sintomas da doença, entre 8 e 10 dias. Lembrando que estas unidades estão preparadas para atender somente os casos leves, com sintomas tais como coriza, febre, mal-estar, tosse, congestão nasal, dor de garganta, perda de paladar e olfato. Em casos de sintomas mais graves, como a falta de ar, o paciente deve procurar o Hospital Geral de Roraima.

Os demais critérios para atendimento nos postos de saúde, são: servidor da saúde e familiar, profissionais de segurança pública e familiar, idosos a partir de 60 anos, pacientes portadores de doenças crônicas e também a população economicamente ativa (pessoas de 15 a 59 anos). Após a avaliação, o paciente é encaminhado para o teste.

Se der positivo, o caso é notificado e o dado é incluído nos sistemas de controle da doença. Logo após, o paciente é encaminhado para o atendimento médico conforme a gravidade da doença. Desde quando começou a testar a população, a prefeitura já fez mais de 10 mil testes rápidos para covid-19 na capital.

A servidora pública, Elinete Guimarães, de 45 anos, mora no Cruviana e testou positivo para a doença. Mesmo diante da grande demanda das unidades, ela se sentiu bem atendida e já saiu com quase todos os remédios em mãos.

“ Como meu filho apresentava os sintomas, fui ajudar ele no bairro Centenário e aproveitei para buscar atendimento. Fomos fazer o teste, eu, ele filho e a esposa e deu positivo. Agora estou pegando os remédios” , disse.

Os oito postos de saúde foram escolhidos estrategicamente, pois se encontram em áreas centralizadas, garantindo o acesso ao maior número de pessoas das áreas de abrangência.

Confira as oito unidades básicas exclusivas para pacientes de covid-19:

UBS’S DAS 8H ÀS 19H

UBS Olenka Macellaro – Caimbé