Prefeitura alcança 94 pontos em ranking de transparência e recebe nota "Otimo"

O estudo avaliou informações sobre as contatações disponíveis nos portais.

Por Ceiça Chaves e Gleide Rodrigues

31/07/2020

Boa Vista é a oitava capital mais transparente na divulgação dos contratos emergenciais feitos durante a pandemia do novo coronavírus. A prefeitura alcançou 94,9 pontos dos 100 possíveis. A nota é classificada como ótima no ranking divulgado pela Transparência Internacional, nesta sexta-feira, 31.

Confira o ranking neste link: https://transparenciainternacional.org.br/ranking/

Para elaborar o ranking, a Transparência Internacional analisou redes sociais, sites, portais de transparência das 27 capitais, do governo federal, dos governos de todos os 26 estados e do Distrito Federal.

O estudo avaliou informações sobre as contatações disponíveis nos portais, tais como: n ome do contratado, número do CNPJ, valores, p razo contratual, entre outros dados. “Esse ranking vem comprovar a transparência com que nossa gestão trata os recursos públicos, principalmente, durante a pandemia. Todas as informações podem ser encontradas no site da prefeitura, de forma forma fácil e ágil para qualquer cidadão”, disse a prefeita Teresa Surita.

Dados sobre contratos emergenciais estão acessíveis a toda população

Desde de o início da pandemia do novo coronavírus em Boa Vista, a prefeita Teresa Surita tem tomado uma série de medidas para o enfrentamento da doença na capital. Muitas destas medidas e serviços precisaram de investimentos por parte dos governos municipal e federal. Todos os recursos recebidos e investidos estão disponíveis para livre acesso no endereço: https://transparencia.boavista.rr.gov.br/covid-19

Ao acessar o site, o internauta encontra na página principal um link que leva para as informações sobre a transparência das ações da covid-19. Nesta página, constam dados detalhados sobre os contratos executados durante a pandemia, como: valores liberados, local de execução, data de abertura, situação e status de entrega e fornecedor.

No portal é possível acessar os contratos para aquisição de medicamentos, materiais médicos hospitalares, álcool em gel, máscaras de proteção facial de tecido, testes rápidos, equipamentos de proteção individual (EPIs), bem como os contratos para aquisição dos displays personalizados para álcool em gel que foram colocados nos órgãos municipais.

“ O portal da transparência serve para prestarmos conta dos investimentos que fazemos no município. Foram investidos, neste período, valores do Sistema Único de Saúde e recursos próprios municipais. Desta forma, evitamos especulações, porque tudo está inserido em um banco de dados que é atualizado diariamente”, completou a prefeita Teresa Surita.

Além disso, é disponibilizado o boletim epidemiológico de Boa Vista, que é atualizado diariamente para manter a população informada sobre os casos da doença. É possível também encontrar os aditivos, ouvidoria, sistema eletrônico do serviço de informação ao cidadão (e-SIC) e as legislações relacionadas ao coronavírus desde o início da pandemia.