Pressem promove atividades para idosos que estão em isolamento social

O projeto faz parte do Programa ‘Por Toda a Minha Vida’, criado em 2015 pela Prefeitura de Boa Vista para valorizar os servidores municipais ativos e inativos.

Por Naira Sousa

21/07/2020

Fotos: https://flic.kr/s/aHsmPuecWy

Devido a pandemia do novo coronavírus, surgiu a necessidade de manter os idosos sob isolamento, pois eles estão no grupo mais vulnerável à covid-19. No entanto, a saúde física e mental pode ser influenciada pelo confinamento. E foi pensando nisso que o Regime de Previdência Social dos Servidores (Pressem) iniciou neste mês as aulas virtuais do projeto “Pressem Empreendedor”, voltado a aposentados e pensionistas do município.

As atividades antes aconteciam de forma presenciam e foram interrompidas por conta da pandemia, e desde então, os participantes do programa tiveram apenas virtuais. As peças produzidas por eles são feitas com biscuit , massa de modelar produzida a partir da mistura de amido de milho, cola branca para porcelana fria.

De casa, os 14 integrantes do projeto, acompanham as aulas gravadas. Com o material em mãos, a aposentada Maria Antonia Ramalho Ferreira não perde tempo. Ela já fez várias produções durante o isolamento.

“Tive contato com a produção de biscuit por meio do Pressem empreendedor em 2019, de lá pra cá aprendi muito. Durante a quarentena às aulas foram muito importantes, temos um grupo o qual interagimos, mandamos a produção final, e isso tem ocupado muito meu tempo neste período, está me ajudando muito”, ressaltou.

As atividades são supervisionadas pela professora Francisca Albuquerque. Ela disse que se surpreendeu com o entusiasmo dos participantes. “É mais um incentivo para que eles possam fazer de casa os artesanatos e o projeto tem despertado nos participantes aquele talento que muitas vezes está esquecido. Além de despertar o potencial empreendedor”, disse.

O ‘Pressem empreendedor’ faz parte do Programa ‘Por Toda a Minha Vida’, criado em 2015 pela Prefeitura de Boa Vista para valorizar os servidores municipais ativos e inativos.