Nova usina aumenta capacidade de produção de asfalto em Boa Vista

A prefeita Teresa Surita entregou nesta segunda-feira, 10, a nova usina de asfalto de Boa Vista. Mais ampla e moderna, a unidade tem uma capacidade de produção quatro vezes maior que a antiga, cerca de 80 toneladas de asfalto por hora.

Por Shirleia Rios

10/08/2020

A prefeita Teresa Surita entregou nesta segunda -feira, 10, a nova u sina de asfalto de Boa Vista . Mais ampla e moderna, a unidade tem uma capacidade de produção quatro vezes maior que a antiga, cerca de 80 toneladas de asfalto por hora. Com a nova usina, a prefeitura agora conta com um menor tempo de resposta para a solicitação dos moradores e amplia o alcance de infraestrutura da cidade.

A Usina de Asfalto José Ferreira da Silva suprirá a demanda de serviços necessários para manter e/ou ampliar a infraestrutura e conservação da pavimentação das ruas e avenidas existentes, por exemplo: Operação Tapa Buracos e recapeamento com mais agilidade.

L ocalizada na BR-174, no km 496, sentido Boa Vista – Manaus, a usina t em i nfraestrutura operacional com uma área de 22.500 m² e atende todas as especificações das legislações ambientais vigentes. Possui um equipamento antipoluição extremamente eficiente. É totalmente computadorizada e operada por um profissional em uma cabine climatizada.

(Foto: Giovani Oliveira)

“ A nossa capacidade de trabalhar na manutenção do asfalto, tanto em recapeamento como em novas ruas e tapa buraco, quadruplicou com essa usina que a Prefeitura de Boa Vista está presenteando a cidade. Fico feliz de poder entregar esse avanço, com equipamentos novos, com material, para que a gente possa realizar o sonho do boa-vistense, que é ter um asfalto de qualidade”, frisou a prefeita Teresa Surita.

A usina f oi construída com recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, viabilizados pelo ex-senador Romero Jucá, por meio de um convênio com a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e contrapartida da p refeitura.

(Foto: Giovani Oliveira)

“ A entrega dessa obra faz parte de uma evolução da prefeitura, que diz muito sobre a gestão, da aplicação do dinheiro público, da responsabilidade, porque para onde se olha, a gente vê trabalho. Muita coisa foi feita e muita coisa está sendo feita com recursos que eu garanti. Eu sei que até o último dia tem muita obra para entregar”, destacou o ex-senador Romero Jucá.

Estrutura – A usina está dividida em: bloco da administração com g alpão de usinagem do asfalto, g alpão em estrutura metálica, c ozinha com refeitório para aproximadamente 50 pessoas, banheiro/ vestiário coletivo masculino e feminino e s ala de controle de pesagem.

Homenageado – Mais conhecido por Zequinha, José Ferreira da Silva era roraimense, casado, pai de quatro filhos. Ficou conhecido por muitas pessoas por seu serviço em uma patrol. Ajudou na fundação do Estádio Ribeirão, foi por mais de 30 anos colaborador da Prefeitura de Boa Vista, tendo começado no caminhão de coleta de lixo e depois na usina de asfalto, onde ficou até o último dia de sua vida. Zequinha faleceu em 12 de agosto de 2019, aos 67 anos.