Saúde

Raiar do Sol - Servidores constroem maquete de UBS para ajudar idosos que precisam de atendimento

A réplica da unidade foi construída para facilitar a vida dos idosos que precisam de serviços de saúde de rotina

Por Ayslane Dantas

07/08/2020

Três servidores que atendem os idosos do programa Cabelos de Prata, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro Nova Cidade, construíram uma maquete da Unidade Básica de Saúde Raiar do Sol para facilitar quando os idosos precisarem ir até lá para serviços de saúde de rotina, como aferição de pressão, glicose e renovação de receita.

Quando a UBS do Nova Cidade, a Délio Tupinambá, passou a atender somente pacientes com sintomas de Covid-19, os moradores foram direcionados para a unidade mais próxima, a do Raiar do Sol. Foi aí que algumas dúvidas começaram.

Dois dos servidores que fizeram a maquete, Bruna Quilim e Janderson dos Santos Alves

“Os idosos ligavam pra gente perguntando onde poderiam renovar as receitas que sempre têm que renovar, onde poderiam aferir a pressão. Porque, quando tinha atividades, eles vinham aferir a pressão aqui”, explicou a educadora social, Bruna Quilim.

Depois de uma ida à UBS Raiar do Sol, ela e os colegas colocaram a mão na massa, montaram a réplica e fizeram um vídeo bem didático mostrando onde fica a unidade, a recepção, a sala de triagem, de vacina e os consultórios.

Detalhes da UBS Raiar do Sol, como o parquinho logo na entrada, foram mostrados também.

“A UBS é porta de entrada para gente cuidar da nossa saúde, onde a pessoa mais tem acesso à rede de saúde e a gente não pode relaxar, ainda mais porque tem a pandemia”, disse Janderson dos Santos Alves, técnico em enfermagem que teve a ideia de montar a maquete. Além dele e de Bruna, o estagiário de Educação Física, Wesley Mendes, também ajudou com a iniciativa que, ao que tudo indica, tem dado resultado.

Margarida de Jesus acha importante as orientações sobre a UBS

A aposentada Maria de Jesus Sousa, 67 anos, entendeu direitinho as orientações e até se sente mais segura.  “Eu gosto muito quando dão a orientação, porque a gente quando sai já vai no local certo, onde tem de ir”.

Localização – A UBS Raiar do Sol está localizada na Rua das Estrelas, 534, no bairro Raiar do Sol. Os atendimentos acontecem das 7h às 12h e das 14h às 18h. A equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários. Para atendimento com um clínico, é preciso marcar consulta. Para aferir pressão, glicose e renovar a receita não precisa marcar e o atendimento é preferencial para idosos.

Cabelos de Prata – Uma das formas de conter o avanço do novo coronavírus, causador da covid-19, é o isolamento social. Por isso é tão importante que aqueles que fazem parte do grupo de risco, como as pessoas acima de 60 anos, fiquem em casa. Mas nem por isso a turma da melhor idade perdeu o interesse nas atividades do CRAS, feitas de segunda a quinta, com assuntos de saúde e bem-estar.

O acompanhamento é feito por meio do celular com cerca de 100 participantes e a interação costuma ser boa, com os idosos enviando áudios e vídeos contando o que acharam das atividades do dia.