Turismo

Parque do Rio Branco - Maior Selvinha Amazônica de Boa Vista tem 160 brinquedos para a criançada

Com a inauguração do Parque do Rio Branco, a criançada de Boa Vista, Capital da Primeira Infância, ganhou um atrativo a mais nessa sexta-feira, 20. O local abriga a maior Selvinha Amazônica da cidade, com 6.984 m² e composta por mais de 160 elementos artísticos e esculturas dos bichinhos da Amazônia.

Por Ceiça Chaves

21/12/2020

Foto: https://www.flickr.com/photos/ 170294565@N07/albums/ 72157717444552666

A construção de todo o complexo do Parque do Rio Branco aconteceu em parceria com o ex-senador Romero Jucá em Brasília e as obras de desapropriação da área foram com recursos próprios da prefeitura.

Os brinquedos em formato de animais e elementos da natureza foram projetados em diversos tamanhos e divididos em oito cenários. A área molhada é uma das maiores com quase 2 mil metros quadrados e composta por diversos brinquedos hidráulicos, esculturas, chafarizes, piso emborrachado drenante, sistemas de cores (RGB), sonorização e muito mais.

“ Aqui é uma selvinha diferente, porque tem uma série de acessórios sonorizados, com uma iluminação maravilhosa, tem área molhada e seca. São vários animais que encantam só de ver. Enfim, é um lugar lindo que vale a pena conhecer”, destacou a prefeita Teresa Surita .

A família de Jordânia Ribeiro, 36, chegou cedo do bairro Nova Cidade para conferir de perto esse novo espaço de diversão. “Simplesmente sensacional, superou nossas expectativas. É encantador, as crianças estão deslumbradas e nós, por sermos de outro estado, estamos amando Boa Vista. Muito lindo, parabéns”, declarou.

A filha de Jordânia, Amanda Ribeiro, de 10 anos, ficou encantada com o que viu da selvinha. “Muito lindo, amei cada detalhe. São tantos animais que não tem como não se encantar”, disse.

Brinquedos como estes são diferentes do tradicional, fazem com que as crianças explorem e aprendam mais. A brincadeira fica ainda mais divertida, pois estimula a criatividade, desenvolve a coordenação motora, constrói vínculos sociais e emocionais, e proporciona autoconfiança para os pequenos enquanto se divertem.

A dona de casa, Luzia Silva, de 56 anos, chegou recente em Boa Vista, veio de Manaus e já aproveitou para conhecer o maior espaço turístico da cidade . “Isso aqui está maravilhoso. Essa temática toda voltada para a Amazônia me encantou”, disse.

O que encontramos em cada cenário da Selvinha:

Cenário 1 (área molhada) – O espaço possui 1.776,50 m², composto por esculturas de jacaré, cobra, iguana, bancos em formato de tartarugas, 41 brinquedos hidráulicos tais como arcos, folha, cogumelos e minicogumelos e 18 chafarizes. Composto ainda por sistema de alimentação hidráulica, reservatório de água e sistema de filtragem, iluminação LED, sistema de cores (RGB), sonorização e piso emborrachado drenante.

Cenário 2: Composto por uma borboleta grande e duas menores e quatro jacarés filhotes. O cenário ainda será composto por sistema de iluminação LED, RGB e piso emborrachado.

Cenário 3: Composto pelas esculturas grandes de formiga, abelha, lagarta, louva-a-deus, joaninha, tronco, libélula, planta 3 folhas, tronco (insetos), tartaruga mãe e quatro filhotes, bancos flores e flores decorativas. O cenário é composto por sistema de iluminação LED, RGB e piso emborrachado.

Cenário 4: C omposto por uma árvore, modelada e esculpida em ferro. O cenário se completa com a copa da árvore, duas plataformas com pegadores para escalada, arabescos, escorregadores tubulares e bancos borboletas.

Cenário 5: Composto por um macaco grande e dois menores, tronco, bancos em formatos de tatu e borboletas.

Cenário 6: Composto por um Tamanduá, uma plataforma de 11 metros de comprimento, cupinzeiros grande e pequenos e bancos borboletas.

Cenário 7: Composto por uma Arara, Jandaia, papagaio, tucano, beija-flor, tronco(para as aves), bancos tatu, bancos borboletas e flores decorativas.

Cenário 8: Composta por uma onça mãe e dois filhotes e troncos.