Saúde - Prefeita Teresa entrega posto de saúde do Pricumã totalmente reformado

Unidade retomou os atendimentos nesta quarta-feira, 30

30/12/2020

Fotos: https://www.flickr.com/photos/ 170294565@N07/albums/ 72157717629026332/with/ 50779788006/

A prefeita Teresa Surita entregou na manhã desta quarta-feira, 30, a 5 a unidade básica de saúde deste ano completamente reformada, a UBS Pricumã. Os atendimentos, que estavam suspensos por conta das obras, já foram retomados .

As obras de reforma e revitalização da unidade contemplaram pintura, cobertura com novas telhas, ambiente to do climatizado, novo piso, sistema de monitoramento e segurança reforçado, acessibilidade para deficientes visuais e cadeirantes e outras melhorias. Os recursos da obra são próprios da prefeitura.

““ Estamos entregando mais uma unidade de saúde reformada, agora no bairro Pricumã. U ma unidade muito importante pela localização estratégica para atendimentos. Estou me despedindo muito feliz da prefeitura e fazendo ação de saúde na minha saída. A unidade volta a funcionar agora, toda equipada, com medicamentos e novos equipamentos, mais um trabalho feito e mais um compromisso cumprido”, disse Teresa Surita.

O secretário municipal de S aúde, Cláudio Galvão, destac ou que as melhorias feitas durante esses oito anos deram às unidades básicas e aos profissionais que atuam nelas melhores condições de atendimento à população .

“ Todas as nossas unidades básicas de saúde hoje seguem um padrão de qualidade nos atendimentos. H oje, graças ao trabalho e compromisso da prefeita Teresa, a realidade é outra, são unidades abastecidas com medicamentos, novos equipamentos e melhores condições de trabalho para nossos profissionais atuarem”, ressaltou .

Atualmente, a U nidade B ásica de S aúde Silvio Botelho, no Paraviana, está em reforma, mas atendendo normalmente em outro anexo. A UBS Lupércio Lima , no Pintolândia, está em manutenção.

Elenice Leitão, 54, é servidora pública e paciente da UBS Pricumã há mais de 10 anos, tempo em que mora no bairro. Ela faz acompanhamento de hipertensão e ficou satisfeita com as melhorias.

“ Sempre fui muito bem atendida por toda a equipe do p osto, [os profissionais] são atenciosos. Achei ótima essa reforma, estava precisando mesmo, agora temos uma unidade novinha”, agradece u .

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e conta com uma equipe de Estratégia Saúde da Família formada por médico, enfermeiro, agentes comunitários de saúde (ACS) e um técnico de enfermagem. Além da equipe, a unidade conta ainda com mais um médico, dois dentistas e um enfermeiro. A unidade faz, em média, mais de 1.500 atendimentos por mês .

Serviços ofertados:

Pré natal, preventivo, planejamento familiar, puericultura, triagem, vitamina A, pesagem, medicação de altura, bolsa família, aferição de pressão arterial, aferição de glicemia, teste do pezinho, eletrocardiograma, curativo, retirada de pontos, dispensação de medicamentos, vacina, consultas odontológica, médica e de enfermagem.