Home|Notícias|4°ano consecutivo - Laboratório do Hospital da Criança Santo Antônio recebe certificação na qualidade dos exames
08/01/2021 14h55

Fotos: https://www.flickr.com/photos/170294565@N07/albums/72157717774426511

Jornalista: Naira Sousa

O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) mais uma vez foi reconhecido pelo trabalho prestado à população em Boa Vista. Pelo 4°ano consecutivo, a unidade recebeu a certificação com desempenho Excelente do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), o que atesta a confiança e qualidade dos exames laboratoriais oferecidos pela unidade.

O Hospital da Criança é referência no estado, atendendo pacientes da capital, dos outros 14 municípios e ainda de países vizinhos como Venezuela e Guiana. O hospital faz mais de 40 mil exames por mês.

“Estamos passando por um momento delicado na saúde, devido a pandemia. Porém, graças ao esforço da equipe e os investimentos da prefeitura ao longo dos últimos anos, garantimos mais uma vez a certificação. Isso significa muito para Boa Vista, pois assim sabemos que podemos dar continuidade ao trabalho padrão que tem sido realizado no hospital”, destacou o prefeito Arthur Henrique.

De acordo com o coordenador do laboratório e Agência Transfusional, Wallace Ferreira, o certificado gera uma avaliação de desempenho do setor, o que determina a confiabilidade e segurança dos resultados dos exames.

“Nossa missão é promover com excelência técnica em tempo hábil os exames e procedimentos solicitados e que os resultados reflitam de forma legitima de acordo com a realidade clínica dos usuários. Mantemos sempre um padrão de eficiência e com isso geramos um laudo conclusivo.  E o principal beneficiário é a população que recebe laudos confiáveis e seguros”, explicou Wallace.

O laboratório conta hoje 69 colaboradores que formam a equipe multidisciplinar de bioquímicos, biomédicos, técnicos em laboratório, assistência administrativa e auxiliares de serviços diversos.

PNCQ - O Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) é uma ferramenta externa de avaliação laboratorial, tendo como principal finalidade monitorar e mensurar a exatidão dos exames dentro de uma variabilidade analítica permitida. O programa abrange quase todas as metodologias de análises do laboratório e, atualmente, é aplicado um método mais avançado.