Saúde

Janeiro Branco: No mês de conscientização da saúde mental, profissionais do Caps II reforçam a importância da prevenção

Em 2020, por conta da pandemia, a procura por atendimentos psicológicos teve um aumento de quase 60% em comparação com 2019

Por SEMUC

19/01/2021

Este mês é marcado pela Campanha Nacional “Janeiro Branco”, que tem como objetivo promover ações de prevenção e combate a doenças e distúrbios mentais em todo o país. Em 2021, em sua 8ª edição, a campanha traz o tema “Todo Cuidado Conta”. Em Boa Vista esse suporte fica a cargo do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), que disponibiliza atendimento gratuito, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

De acordo com dados da unidade, em 2020 a procura por atendimentos psicológicos teve um aumento de quase 60% em relação a 2019. No ano passado foram 1.806 atendimentos e em 2019 o número foi de 1.134 pessoas acolhidas. A psicóloga e coordenadora do CAPS II, Laniê Fontes, afirma que o principal motivo para esse salto foi a pandemia do covid-19.

“ A demanda cresceu bastante, pelo fato de que muitas pessoas já viviam com sintomas leves de alguns transtornos e por conta do isolamento e vulnerabilidade emocional, essa situação foi se agravando. A gente trabalha muito com transtornos de humor e personalidade, esquizofrenia, ansiedade generalizada e depressão maior”, explicou.

O principal motivo para esse salto no número de atendimentos foi a pandemia do covid-19

Laniê destaca ainda que o principal objetivo da campanha é conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde mental, quanto antes o problema for diagnosticado, maiores as chances de cura.

“ Sempre estamos orientando os nossos pacientes a seguirem algumas regras básicas, como praticar alguma atividade física, ter um hobby , ter uma boa alimentação, cuidar do corpo, da alma. Nós somos um todo, então tudo isso tem uma relação com o adoecimento mental e fazendo essas atividades podemos prevenir algumas doenças”, disse.

CAPS II - O Centro oferece diversas atividades como oficinas e outros atendimentos, porém algumas atividades estão paralisadas por conta da pandemia. Oferece aos usuários os medicamentos necessários para o tratamento de diversos tipos de transtornos mentais.

O CAPS II está localizado na rua Dom José Nepote, n° 901, bairro São Francisco. Mais informações sobre atendimentos, assim como quais as atividades realizadas no local, podem ser obtidas através do número de telefone 3624 2384.

Ouça os entrevistados: