Prefeitura inicia vacinação contra a covid-19 em Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista iniciou nesta quinta-feira, 21, a vacinação contra a covid-19 na capital. O município recebeu do governo estadual 10.694 doses da CoronaVac.

Por Shirleia Rios

21/01/2021

Fotos: https://bit.ly/3p9dPg6

Sonoras: Arthur Henrique - prefeito / Joicilene Cruz Mandulão - médica

Em: 21.01.2020

A Prefeitura de Boa Vista iniciou nesta quinta-feira, 21, a vacinação contra a covid-19 na capital. O município recebeu do governo estadual 10.694 doses da CoronaVac para imunizar profissionais da saúde e idosos que vivem em residências de longa permanência, na primeira etapa do plano de vacinação.

Cinco profissionais de saúde da linha de frente no combate ao novo coronavírus receberam as primeiras doses da vacina em Boa Vista: Joicilene Cruz Mandulão, médica, de 37 anos; Thalita Oliveira de Almeida, enfermeira, de 34 anos; Dayane Macedo Vasco, farmacêutica, de 30 anos; Edneia Maria de Brito Aleixo, técnica em enfermagem, de 45 anos, e Kellen Sammer Santos Cruz, agente comunitária de saúde, de 35 anos.

A médica Joicilene Cruz Mandulão - primeira profissional vacinada

Para a médica Joicilene Cruz Mandulão, primeira profissional vacinada, esse momento é de esperança por tudo que o mundo viveu nesses 10 meses de luta contra a pandemia.

E ssa doença levou muitas pessoas queridas, colegas de trabalho, familiares. É o início de uma nova fase de muita esperança. Que a gente consiga controlar tudo isso e ter dias melhores. São dias bem esperançosos, porque nem todos tiveram esse privilégio de chegar até aqui, muitos ficaram pelo caminho. Então, eu acredito que isso é mais esperança, mas que a gente não pode relaxar”, frisou a médica.

A remessa enviada pelo governo estadual é para a primeira dose da vacina. Cada pessoa receberá duas doses, que serão aplicadas em um intervalo de 21 dias, dentro do prazo indicado pelo Ministério da Saúde, que varia entre 14 a 28 dias. A prefeitura aguarda o recebimento da segunda dose.

Prefeito Arthur Henrique explicou que a distribuição das vacinas para as as unidades de saúde se iniciou hoje

“ Esse primeiro momento é um número muito pequeno de doses, então o público que a gente inicia a campanha são os profissionais de saúde ligados diretamente ao enfrentamento à covid, que estão na linha de frente, e os idosos institucionalizados, aqueles que vivem em instituição de longa permanência. É um momento de esperança e de se comemorar, mas ainda é um momento de manter as precauções, o uso de máscara, o distanciamento social e lavar com frequência as mãos”, destacou o prefeito Arthur Henrique.

O prefeito ressaltou ainda que a distribuição das vacinas para todas as unidades de saúde, tanto do Governo de Roraima, prefeitura e particulares se iniciou hoje e o prazo para realizar toda vacinação é de 21 dias.

“ As vacinas serão endereçadas nominalmente para cada profissional. Como temos profissionais que atuam tanto no estado como na prefeitura ou no particular, tivemos que fazer um cruzamento de dados. Pedimos a todas as unidades que fornecessem a relação de profissionais de saúde, para que não fossem destinadas doses a mais para o mesmo profissional. Isso vai evitar a perda de doses e também garantir a eficiência e chegar mais rápido para quem de fato precisa”, explicou Arthur.

Primeira etapa: Serão imunizados profissionais de saúde (rede pública e privada) e i dosos institucionalizados (que vivem em residências de longa permanência). O s grupos desta primeira etapa foram priorizados pelo Ministério da Saúde, seguindo critérios de exposição à infecção e de maiores riscos de agravamento pela doença.

Mais de 200 profissionais, entre técnicos, enfermeiros e médicos foram capacitados para a realização da vacinação contra a covid-19 em Boa Vista. Mesmo com a vacinação, a prefeitura recomenda os cuidados básicos contra o coronavírus: u so de máscara, álcool em gel e d istanciamento.

UBS que fazem atendimento específico para covid

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Boa Vista ampliou o horário de atendimento em várias unidades básicas de saúde. Em toda a cidade, há 34 postos de saúde, sendo oito deles específicos para pacientes com sintomas da covid-19 , todas abastecidas com medicamentos e testes. Neste período, o município também ampliou e reformou postos de saúde e passou a abrir quatro delas aos sábados e feriados.

Unidades de saúde com atendimento das 8h às 20h de segunda a sexta-feira:

UBS Dr. Silvio Botelho - Paraviana

UBS São Vicente

UBS Equatorial

UBS Lupércio Lima - Pintolândia

Unidades de saúde com atendimento até meia noite e aos sábados e feriados

Segunda a sexta-feira:

8h às 18h (somente casos leves relacionados à covid-19)

19h à 00h (casos leves relacionados à covid-19 e outras doenças)

Sábados:

8h às 14h (casos leves relacionados à covid- 19 e outras doenças)

UBS Aygara Motta - Cidade Satélite