Educação

Ano Letivo 2021 - Edital de Matrículas já está disponível no Diário Oficial do Município

As solicitações para as creches começaram esta semana. Transferências podem ser solicitadas a partir de 12 de abril e novas matrículas a partir de 17 de abril, via Call Center.

Por Ceiça Chaves

09/03/2021

Fotos: https://www.flickr.com/photos/170294565@N07/albums/72157718570853536

A Prefeitura de Boa Vista publicou no Diário Oficial o Edital de Matrículas 2021 com o cronograma completo para os pedidos de novas matrículas e transferências da rede municipal . Os pais e responsáveis interessados em garantir vagas para crianças devem se atentar aos prazos estabelecidos. As solicitações devem ser feitas via Call Center (0800-280-3536), que funciona de segunda-feira a domingo, das 7h às 19h.

Lembrando que a renovação da matrícula é feita automaticamente, conforme explica Consuelo Sales, secretária municipal de Educação. “As crianças que já estudam na rede, os pais não precisam se dirigir a nenhuma unidade para renovar. Estamos seguindo com o ano letivo 2020 até o dia 16 de abril. Logo após, os professores passam por uma semana pedagógica, férias e, em seguida, inicia o ano letivo 2021”, declarou.

No edital está a lista das 125 escolas da rede municipal, constam também informações sobre faixas etárias para cada modalidade de ensino, documentos necessários, prazos, dentre outros. Mas é por meio da Central de Matrículas que os pais saberão sobre disponibilidade de vagas nas escolas desejadas e os procedimentos a serem adotados junto às famílias.

Para o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, o Call Center se tornou uma ferramenta eficiente e segura em tempos de pandemia. “O sistema moderno adotado em 2014 acabou com as grandes filas que se formavam em frente às escolas. Hoje na comodidade de suas casas, as pessoas garantem as vagas dos filhos nas escolas da rede”, disse.

Confira os prazos para cada modalidade de ensino:

Ensino creche: Para os não beneficiários do Programa Família que Acolhe, a primeira etapa de matrículas (pré-inscrição) começou nesta segunda-feira, 8, e segue até o dia 21 deste mês. A segunda etapa será para os selecionados da pré-inscrição, que farão a efetivação da matrícula no período de 29 de março a 1º de abril, na Escola Municipal Carlos Raimundo Rodrigues, no bairro Tancredo Neves .

Educação infantil e ensino fundamental: O prazo para os pedidos de transferências escolares será de 12 a 16 de abril. Já a solicitação de novas matrículas foi dividida em duas etapas: para os alunos da pré–escola (1º e 2º período) e 1º ano do ensino fundamental, as solicitações devem ser feitas de 17 a 21 de abril. Do 2º ao 5º Ano, o prazo será de 22 a 25 de abril.

Conforme o edital, os alunos estrangeiros desprovidos de documentação escolar que solicitarem matrículas passarão por processo de classificação na Secretaria Municipal de Educação (Smec) no período de 19 a 23 de abril. A reclassificação será na própria unidade de ensino até 31 de maio.

EJA - As matrículas para o 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos (1ª a 4ª série) será de 19 a 30 de abril. Para solicitar a vaga, os interessados devem procurar qualquer uma das nove unidades que oferecem a modalidade: Escolas Francisco Cássio de Moraes; Profª. Glemíria G. Andrade; Ioládio Batista da Silva; Nova Canaã; Profª Maria Gertrudes M. de Lima; Francisco de Souza Bríglia; Raimundo Eloy Gomes; Newton Tavares e Laucides Inácio Oliveira.

Escolas indígenas e do campo - Para quem precisa de vagas nas escolas das áreas rurais de Boa Vista, o período de matrículas é de 19 a 30 de abril, na própria unidade de ensino.