OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA - Boa Vista participa da 7ª edição do evento, que será realizada de forma online
As inscrições são gratuitas, seguem até 30 de abril e devem ser feitas exclusivamente pela internet

Por SEMUC
04/03/2021
Fotos: www.flickr.com/photos/170294565@N07/albums/72157718505729281
O município de Boa Vista aderiu, mais uma vez, à Olimpíada de Língua Portuguesa, que tem como tema: “O lugar onde eu vivo”. Podem participar desta 7ª edição professores e alunos do 5° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio. As inscrições são gratuitas, seguem até 30 de abril e devem ser feitas exclusivamente pela internet, através do site www.escrevendoofuturo.org.br/concurso .
Ao contrário das edições anteriores, este ano as etapas da competição acontecem de forma totalmente virtual, devido à pandemia de covid-19. Além disso, o foco dessa edição é o chamado “Relato de Prática”, feito pelos docentes, a partir do trabalho desenvolvido com toda a turma, durante este período de aulas não presenciais.
A ideia é acompanhar a trajetória do grupo, identificando desafios, dificuldades, discussões, reflexões e conquistas dos alunos, através de relatos que podem ser contados por meio de fotografias, vídeos e áudios, com base em cinco gêneros do concurso: Poema, Memórias Literárias, Crônica, Artigo de Opinião e Documentário.
“ Nas edições anteriores, alunos específicos eram premiados. Desta vez toda a turma será reconhecida, com base em registros feitos pelo professor responsável, das atividades realizadas pelos estudantes durante o período vigente da Olimpíada”, explicou a coordenadora municipal do concurso, Luciene Soares.
A secretária municipal de Educação, Consuêlo Sales, destaca a importância da competição para o processo de ensino e aprendizagem e faz uma convocação para que os professores da Rede Municipal participem desta edição.
“ Mesmo neste período de pandemia, nossos professores têm tido iniciativas fantásticas que precisam ser mostradas. Participar das Olimpíadas é contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, fortalecendo o gosto e a prática da leitura e da escrita. Por isso, nós convidamos todos os professores a fazerem a inscrição”, disse.
Não podem participar professores que lecionam exclusivamente em instituições de ensino particulares, em instituições comunitárias, confessionais e filantrópicas, ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O registro e submissão dos relatos podem ser feitos até 20 de agosto deste ano, porém o professor que realizar a inscrição já pode começar a desenvolver os “relatos de prática” antes mesmo do término das inscrições. Para ter acesso a mais informações e esclarecer dúvidas sobre o concurso, os interessados podem acessar o site do programa “Escrevendo o Futuro”.
BOA VISTA EM DESTAQUE – Na última edição da Olimpíada, em 2019, Boa Vista foi destaque com a participação do aluno Marcel Aleixo da Silva, da etnia indígena Wapichana e estudante da Escola Municipal Indígena Francisca Gomes da Silva. Ele chegou à semifinal do concurso com o poema “Serra do Truarú”, retratando um pouco da história de sua comunidade e seus costumes.
MAIS SOBRE AS OLIMPÍADAS – A Olimpíada de Língua Portuguesa integra o Programa Escrevendo o Futuro, criado em 2002 pela Fundação Itaú para Educação e Cultura (Itaú Social), sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC Educação). Em 2008, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Programa foi ampliado para a criação da Olimpíada de Língua Portuguesa.