Educação

Pandemia - Servidores da rede municipal de educação contam com atendimento psicossocial

A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe um novo cenário em muitos segmentos e frentes de trabalho e com a educação não foi diferente. Desde março de 2020, a Prefeitura de Boa Vista paralisou as aulas para proteger da covid-19, alunos, servidores e corpo docente das escolas municipais

Por SEMUC

19/03/2021

Por: Emanuele Pasqualotto

Em: 19.03.21

A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe um novo cenário em muitos segmentos e frentes de trabalho e com a educação não foi diferente. Desde março de 2020, a Prefeitura de Boa Vista paralisou as aulas para proteger da covid-19, alunos, servidores e corpo docente das escolas municipais.

Um panorama diferenciado, trazendo aulas remotas, distanciamento e gerando muitos questionamentos nos profissionais, podendo trazer uma série de problemas de ordens mentais e sociais. Por isso a Gerência de Apoio Pedagógico e Psicossocial (Gapps), da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), presta o serviço de atendimento psicológico on-line aos servidores lotados na pasta.

Os atendimentos são realizados de forma remota, por videochamada ou ligação, com duração de 40 minutos para cada atendimento, por uma equipe composta por seis psicólogos, quatro assistentes sociais e uma pedagoga, de segunda a sexta -feira, nos horários de 8h às 12h e 14h às 18h, exceto nos fins de semana e feriados.

As intervenções são feitas de acordo com as diretrizes do Plano de Acolhimento Psicológico, necessário pelo impacto negativo que a COVID-19 e o distanciamento social vêm ocasionando à saúde física e mental, o que acaba por gerar uma crescente demanda por atendimentos.

A psicóloga da GAPPS Carolina Oliveira Faria enfatizou que o acolhimento psicossocial auxilia os servidores da educação durante o período de pandemia, contribuindo para um melhor desenvolvimento de suas atividades e bem-estar emocional.

“ Desde o ano passado a gerência implantou o plano para servidores e professores por entender que esse momento de pandemia tem gerado muita ansiedade e fragilidade. Nessa estrutura, nós recebemos as demandas e fazemos uma análise para conseguirmos ajudar a elucidar medos e incertezas, e, se for necessário encaminhar a um profissional especializado para atendimento”, concluiu.

Confira o quadro de atendimentos psicossocial aos servidores e professores da Secretaria Municipal de Educação:

Os servidores e professores podem procurar os serviços da Gerência de Apoio Pedagógico e Psicossocial GAAPS, por meio da gestão da escola ou entrando em contato direto pelo telefone 3198 9421.