Em reunião ocorrida na manhã desta terça-feira, 6, foi definida a inclusão dos profissionais de segurança pública, além de membros das Forças Armadas, nos grupos prioritários para vacinação contra a covid-19, tanto pelos municípios quanto pelo Estado. O início da imunização desses profissionais, no entanto, vai depender do repasse das doses específicas pelo Governo do Estado, além da entrega da relação nominal dos trabalhadores de cada instituição para o município.
A reunião contou com o secretário de Saúde de Boa Vista, Cláudio Galvão, além do secretário adjunto da Saúde do Estado, Alexandre Salomão e de representantes de órgãos como Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Transito (SMST), Exército Brasileiro, Aeronáutica, Policia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Policia Rodoviária Federal.
“Assim que recebermos a relação com quantitativo dos trabalhadores, seguindo a ordem de prioridade do Ministério da Saúde, vamos definir as datas e locais da imunização. O Ministério destinou para esse grupo apenas 6% de doses, quantidade bem inferior ao número desses trabalhadores estimado, mas o município e estado ampliaram esse número para 20%, para atender mais trabalhadores”, destaca o superintendente municipal de Vigilância em Saúde, Francinete Rodrigues.
A ação deve ocorrer de forma escalonada e proporcional direcionada exclusivamente para um grupo ordenado por prioridades para os trabalhadores envolvidos, nas seguintes atividades:
- No atendimento e/ou transporte de pacientes;
- No atendimento de resgate e atendimento pré-hospitalar;
- Diretamente nas ações de vacinação contra a Covid-19;
- Nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público, independente da categoria.
Os demais profissionais de segurança pública e Forças Armadas que não se enquadrarem nessas atividades serão vacinados atendendo o andamento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, segundo o ordenamento descrito no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) do Ministério da Saúde.
Aquisição de vacinas – O município de Boa Vista está empenhado na aquisição de vacinas por meio do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (CONECTAR), liderado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), com o objetivo de aumentar a capacidade de imunização da população da capital, garantindo que toda a população seja vacinada no mais curto período de tempo.
Grupo de pessoas 60+ – O município começou nesta terça-feira, 6, a vacinação do grupo de pessoas com mais de 60 anos. Essas pessoas devem procurar um dos cinco pontos de vacinação espalhados pela cidade, em sistema drive-thru . Aquelas pessoas que fazem parte de grupos anteriores e que ainda não receberam a vacina também podem procurar os locais.
Pontos de vacinação no horário das 8h30 às 17h, sem intervalo e ainda no sábado:
Terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves – Centro
Quadra do CRAS - Parque Germano Sampaio - Pintolândia
Quadra Poliesportiva, Edécio Marques de Sousa – Praça Cidade Satélite
Centro Universitário Estácio da Amazônia - União
Roraima Garden Shopping – Caçari