A partir desta quinta -feira, 28, novas medidas restritivas ao comércio começam a valer para conter o avanço do coronavírus em Boa Vista. Bares, restaurantes e similares devem funcionar com atendimento presencial até às 15h, de segunda a sexta -feira, respeitando o limite de 30% da capacidade.
Depois das 15h, esses estabelecimentos só poderão funcionar em sistema de delivery ou drive thru. Aos sábados, domingos e feriados, os estabelecimentos comerciais que se enquadram nessa categoria só poderão funcionar em sistema de delivery ou drive thru.
Bares, restaurantes, bancas de açaí, lanchonetes, conveniências, sorveterias, flutuantes, distribuidoras e similares devem seguir as novas determinações. As medidas foram anunciadas nesta quarta-feira, 27, pelo prefeito Arthur Henrique, durante coletiva de imprensa que ocorreu no Palácio 9 de Julho e valem por 15 dias.
"Essa é uma decisão técnica, avaliada com as autoridades sanitárias do nosso município" - Arthur Henrique
“Há um termo de compromisso assinado para que novos leitos surjam na rede estadual, tanto de UTI como clínicos. Havendo essa disponibilidade podemos até rever antes desses 15 dias alguma flexibilização”, frisou o prefeito.
Ele ressaltou ainda que as medidas são feitas para evitar de fato o número grande de pessoas que circulam pela cidade.
“Essa é uma decisão técnica, avaliada com as autoridades sanitárias do nosso município. Temos segurança que nos trazem esse resultado que a gente espera nesse momento. Reforço que precisa acontecer esse aumento da capacidade de atendimento de saúde. O aumento da retaguarda é fundamental que aconteça nesses 15 dias, para que a população tenha segurança de alguma forma ter essas restrições reduzidas”, explicou.
Aumento de casos
As medidas levam em consideração o aumento de 46% no número de casos novos de covid-19 na capital, em janeiro. Também a taxa de ocupação no Hospital Geral de Roraima (HGR), unidade responsável pelo atendimento de casos graves da doença, que tem atualmente 100% dos leitos ocupados.
Até o dia 26 de janeiro , as oito unidades básicas de saúde exclusivas para a covid-19 em Boa Vista fizeram 23 mil atendimentos. Nesse período, foram realizados 10.249 testes rápidos, desses, 2.506 com resultado positivo.
Dos atendimentos realizados em janeiro, 333 foram a pessoas que vieram de Manaus e outros municípios do Amazonas, estado que sofre um colapso na saúde e onde já foi identificada uma nova variante do vírus. As novas medidas valem por 15 dias
Fiscalização
A prefeitura reforçou a fiscalização no comércio de Boa Vista com o objetivo de garantir o cumprimento das medidas restritivas contra o coronavírus. Desde o início do ano, 249 e stabelecimentos foram inspecionados durante ações noturnas na cidade, 53 foram autuados e 25 embargados.
A fiscalização no comércio local é comandada pela Vigilância Sanitária Municipal, Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças, Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, com apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar. Durante a operação, os empresários são orientados sobre o cumprimento das medidas sanitárias de proteção para conter a disseminação do vírus.
Áudio do prefeito Arthur Henrique