A Prefeitura de Boa Vista anunciou nesta quarta -feira, 27, a abertura de seletivo para contratação temporária de 296 profissionais de saúde que vão reforçar a linha de frente no combate ao coronavírus em Boa Vista.
São 120 vagas para médicos, 60 enfermeiros, 96 técnicos em enfermagem e 20 farmacêuticos que atuarão especialmente no combate à covid-19. O edital deve ser lançado nesta sexta-feira, 29.
Com o seletivo, a Prefeitura de Boa Vista pretende ampliar a capacidade de atendimento do município. Atualmente, há um número grande de profissionais fazendo hora extra e plantões para atender a demanda. Em janeiro, os casos de covid-19 tiveram um aumento de 46% na capital.
“ Hoje , são oito unidades funcionando exclusivas para covid-19, quatro delas até às 20h e quatro até meia-noite. Nós vamos ampliar esse horário de atendimento das que vão até às 20h para funcionarem até meia-noite, desde que o seletivo tenha sucesso e que a gente consiga realmente trazer essa quantidade de profissionais para atuar dentro do município”, disse.
Arthur Henrique também reforçou a intenção de ampliar o atendimento dessas unidades para o final de semana. “Queremos colocar esse atendimento aos sábados e domingos, mas sempre lembrando as pessoas que o atendimento das unidades de saúde é um atendimento básico, aquele atendimento que precisa avaliar a situação do paciente. Então, se é uma condição de saúde grave, precisa procurar os hospitais de média e alta complexidade”, explicou.
Os atendimentos de casos graves da covid-19 é de responsabilidade do governo estadual, realizado no Hospital Geral de Roraima (HGR).
Atendimento nas unidades básicas de saúde
Em janeiro, as oito unidades básicas de saúde exclusivas para a covid-19 em Boa Vista fizeram 23 mil atendimentos. Nesse período, foram realizados 10.249 testes rápidos, desses, 2.506 com resultado positivo.
Dos atendimentos realizados em janeiro, 333 foram a pessoas que vieram de Manaus e outros municípios do Amazonas, estado que sofre um colapso na saúde e onde já foi identificada uma nova variante do vírus
Áudio do prefeito Arthur Henrique