A programação para o início das aulas presenciais do Projeto Educacional de Robótica, começaram nesta quarta-feira, 06, no auditório do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI). Na oportunidade, a equipe técnica do projeto promoveu um momento de acolhimento e boas-vindas aos pais dos novos alunos.
Para o secretário municipal de Tecnologia e Inclusão Digital, Honei Maceió, é um momento muito esperado por toda equipe. “Preparamos o retorno as aulas com cuidados especiais e estávamos super ansiosos para rever as salas ocupadas por alunos da nossa cidade", afirmou.
Foram apresentados aos pais dos novos alunos, a equipe técnica com os instrutores do centro e a equipe elite de alunos “I, Robot”. De acordo com a instrutora, Keila Costa, estão disponibilizados 3 laboratórios para receber as novas turmas. “A equipe está preparada para os novos alunos que começam com a metodologia da robótica educacional. Vamos trabalhar com programação e inserir essas crianças no mundo tecnológico, buscando novos talentos para somar com a equipe elite, ressaltou a instrutora.
Nesta quinta-feira, 07, será o momento de acolhida dos novos alunos. As turmas são compostas por 7 a 8 alunos, com encontros que ocorrerão duas vezes por semana de forma intercalada, com duração de 2 horas no turno matutino (8h às 10h) e vespertino (14h às 16h).
Para a mãe da aluna Yasmim Cristal, de 9 anos, a expectativa é muito grande. “Estou muito feliz com a participação da Yasmim no curso, ela sempre demonstrou interesse por tecnologia e vejo como uma grande oportunidade de desenvolvimento educacional”, disse Elda Marques.
Desde o ano passado, o Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) esteve com suas atividades de modo virtual com a equipe "I, Robot", dando continuidade aos treinamentos e participando do cronograma 2021 das competições do circuito da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Com as flexibilizações na capital, também foram realizados alguns encontros presenciais, com todos os cuidados aos protocolos de saúde.
Em abril deste ano, a equipe “I, Robot” teve sua primeira produção intelectual publicada na revista oficial do Festival Sesi de Robótica. O projeto da equipe teve Boa Vista como principal inspiração, com foco na primeira infância e foi considerada a melhor produção intelectual da região norte. Por conta do bom desempenho na Mostra Nacional de Robótica (MNR), três alunos da equipe foram contemplados com Bolsas de Iniciação Científica Júnior (CNPq).
Foi destaque também na OBR, ficando em 1° lugar (Nível 1) na etapa estadual do evento, modalidade: Simulação. Garantiu ainda a classificação para participar da etapa nacional do evento, prevista para acontecer entre 11 e 15 de outubro, na categoria Apresentação.
Processo seletivo – O Projeto Educacional de Robótica é uma atividade extracurricular, voltado para a rede municipal de ensino. O curso é ministrado por instrutores do projeto no CCTI para alunos do ensino fundamental I. As vagas oferecidas deverão ser preenchidas por alunos com idade de 09 à 11 anos completos, que possuam bom rendimento escolar, selecionados pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).
Robótica Educacional – Desde 2016, a robótica é desenvolvida no CCTI, da Prefeitura de Boa Vista, e em 2018, ela foi inserida no dia a dia dos alunos das escolas municipais. A implantação de mais esta ferramenta de ensino em sala de aula veio transformar o cotidiano dos estudantes de Boa Vista.
Conquistas
2016 – Programa de Lançamento de Robótica no CCTI; Realização do 1º Torneio Municipal de Robótica.
2017 – Realização do 2º Torneio Municipal de Robótica; 1ª participação na etapa estadual da OBR – Modalidade Teórica e Prática (1ª classificação na etapa nacional – Modalidade Prática); 1ª participação na etapa Regional do Torneio FLL Prêmio “Contra Todas as Adversidades”; 1ª participação na etapa Nacional da OBR – Modalidade Prática (Ouro Estadual).
2018 – 2ª participação na etapa estadual da OBR – Modalidade Teórica e Prática; 2ª participação no Torneio FLL – Etapa Regional. (Classificação como melhor equipe da competição e 1ª classificação para Etapa Nacional).
2019 – 1ª participação na etapa nacional no Torneio FLL; 3º Participação na OBR - Modalidade Teórica e Prática (Premiação da OBR Modalidade Teórica: 1 Medalha de Prata e 1 de Honra ao Mérito).
2020 – 3ª participação na etapa regional do Torneio FLL (classificação entre as cinco melhores equipes, com ênfase em Projeto de Pesquisa e 2º classificação para Etapa Nacional no Torneio FLL); 2ª participação na etapa nacional do Torneio FLL (3ª colocada na categoria Core Values e 1º Classificação para etapa Internacional); 4ª participação na etapa regional e nacional da OBR (Regional: 1ª colocada Nacional: 2ª colocada).
Fotos: Fernando Teixeira - https://flic.kr/s/aHsmWVWfji