Educação

BV Alfaletrar - Novo projeto de alfabetização e reforço escolar auxiliará alunos com dificuldades de aprendizagem

Serão beneficiados mais de 30 mil alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental

Por Ceiça Chaves

06/10/2021

Diante da necessidade de reforçar a alfabetização e o ensino dos alunos do 1º ao 5º Ano, a Prefeitura de Boa Vista dará início na próxima semana a um novo projeto de aprendizagem na rede municipal: o BV Alfaletrar. Para isso, novos profissionais auxiliares de sala de aula e de reforço escolar, passaram por um processo de formação nos dias 4 e 6, no Teatro Municipal.

Mais de 270 professores adjunto horistas foram contratados mediante seletivo, para que o projeto ganhasse vida nas escolas municipais. Os Assistentes de Alfabetização auxiliarão o professor de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental na sala de aula. Já os Assistentes de Acompanhamento Educacional atenderão alunos com dificuldades de aprendizagem do 3º ao 5º ano, no contra turno escolar.

As escolas estão identificando as crianças com maiores dificuldades para receberem um atendimento mais individualizado através do projeto. De acordo com a superintendente de Educação Básica, Telma Gomes, o projeto idealizado desde 2020 com o advento da pandemia, vai atender alunos com foco na alfabetização e no conhecimento matemático.

“A ideia é que o projeto consiga abarcar a maior dificuldade que as crianças têm, levando em conta o impacto da pandemia e de toda a defasagem que aconteceu. Com a Prova BV identificamos que mais de 50% dos alunos precisam desse atendimento individualizado. É com esse foco e com a proposta desse time de elite montado é que atenderemos estes alunos nas escolas municipais”, disse.

Mais de 30 mil alunos serão beneficiados. Lotada na Escola Municipal Balduino Wotrich, região do Monte Cristo, a pedagoga Adriana Morais, assumiu a função de Assistente de Alfabetização e já está auxiliando alunos que necessitam de uma maior atenção em sala de aula desde o inicio das aulas presenciais.

“Eu aproveitei a oportunidade do seletivo para contribuir com a realidade que vivemos hoje. Esse projeto será de fundamental importância. Aqui na formação estamos conhecendo qual é o nosso papel na escola, como desempenhar nossas funções sem atrapalhar o professor de sala. Assim faremos um trabalho em conjunto”, disse.

A ideia é que o Assistente de Acompanhamento Educacional atenda grupos de até dez alunos no horário oposto. Entende-se que atendendo pequenos grupos há mais possibilidade de trabalhar de forma individualizada cada caso. O projeto prevê que, conforme o aluno for avançando, outros serão atendidos.

Fotos: https://flic.kr/s/aHsmWQWR27