Tecnologia

CCTI - Com retorno de atividades presenciais, novas turmas ingressam nas aulas de robótica

As aulas devem acontecer de forma intercalada, de terça à sexta-feira, no período da manhã e a tarde, seguindo todos os protocolos de segurança contra Covid-19

Por Marcus Miranda

07/10/2021 - Última atualização 08/10/2021

As aulas presenciais do Centro de Ciência e Tecnologia (CCTI), da Prefeitura de Boa Vista, se iniciaram nesta quinta-feira, 07. Os novos alunos foram recebidos no auditório da instituição e assistiram vídeos que trataram sobre o trabalho desenvolvido no Centro e também sobre a “I, Robot”, equipe elite formada por alunos destaque, que obtiveram bom desempenho nas atividades desenvolvidas no local.

Além disso, os alunos participaram de uma dinâmica que consistia em construir, com peças de Lego, pontos turísticos da cidade ou algo que chamasse atenção deles. O ‘Mirante Edileusa Lóz’, assim como a ‘Selvinha Amazônica’, no Parque do Rio Branco, foram alguns dos locais recriados por algumas equipes.

Bruno Reis, um dos intrutores do CCTI, afirmou que a atividade faz parte do chamado ‘acolhimento’ e busca estimular o trabalho em equipe

Conforme um dos instrutores do Centro, Bruno Reis, a atividade faz parte do chamado ‘acolhimento’ e busca, desde então, estimular o trabalho em equipe. “Além do conteúdo teórico, um dos grandes focos do CCTI é desenvolver, nos alunos, esse senso de trabalho em equipe, proporcionando atividades que contribuam para o fortalecimento dessa parceria entre eles”, disse.

Nycole Santos, uma das novas alunas, disse estar ansiosa para aprender coisas novas

Nycole Santos, de 10 anos e aluna da Escola Municipal Carmem Eugênia, se diz ansiosa para aprender coisas novas. “Estou muito feliz e espero conseguir aprender muito sobre tecnologia, pois sempre gostei e espero abrir minha mente para mais conhecimento”, falou.

Nicolas Queiroz, de 10 anos, afirmou que entrar para o CCTI é parte da sua preparação para o futuro

Nicolas Queiroz, de 10 anos e aluno da Escola Municipal Newton Tavares, ficou feliz com a recepção e já faz planos para o futuro. “Eu gosto muito de tecnologia, de robôs e quando eu crescer quero ser inventor. Então aqui vai ser como um tipo de treinamento para isso”, disse.

Na última quarta-feira, 06, o acolhimento foi com os pais dos alunos, com uma proposta similar de ‘boas-vindas’ e apresentação da metodologia de trabalho desenvolvida no Centro. Desde o ano passado, as atividades no CCTI estavam ocorrendo de forma remota por conta da pandemia de Covid-19.

AULAS PRESENCIAIS – As aulas no CCTI devem acontecer de forma intercalada, de terça à sexta-feira, no período da manhã (8h às 10h) e a tarde (14h às 16h). Serão turmas compostas por 7 a 8 alunos, com a disponibilização de três laboratórios. De acordo com o secretário municipal de Tecnologia e Inclusão Digital, Honei Maceió, todos os protocolos sanitários estão sendo seguidos.

“Temos tomado muito cuidado em seguir todos os protocolos sanitários necessários para garantir a segurança dos alunos, assim como da nossa equipe. Inclusive, nossas salas antes recebiam até 14 alunos e reduzimos esse número pela metade, garantindo o distanciamento social”, explicou.

PROCESSO SELETIVO – O Projeto Educacional de Robótica é uma atividade extracurricular, voltado para a rede municipal de ensino. O curso é ministrado por instrutores do projeto no CCTI para alunos do ensino fundamental I. As vagas oferecidas deverão ser preenchidas por alunos com idade de 09 a 11 anos completos, que possuam bom rendimento escolar, selecionados pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

ROBÓTICA EDUCACIONAL – Desde 2016, a robótica é desenvolvida no CCTI, da Prefeitura de Boa Vista, e em 2018, ela foi inserida no dia a dia dos alunos das escolas municipais. A implantação de mais esta ferramenta de ensino em sala de aula veio transformar o cotidiano dos estudantes de Boa Vista.

Fotos: Andrezza Mariot - https://flic.kr/s/aHsmWFuVr3