Tecnologia

CCTI - Equipe “I´Robot” conquista medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Robótica

A conquista foi na categoria modelagem virtual. I´Robot competiu com 10 equipes de alto nível de todo o Brasil

Por Walquiria Domingues

16/10/2021 - Última atualização 16/10/2021

E no dia da Ciência e Tecnologia Boa Vista é destaque nacional na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A equipe “I Robot”, do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), conquistou a medalha de bronze na categoria modelagem virtual, competindo com 10 equipes de alto nível de todo o Brasil.

A equipe ficou em 1° lugar (nível 1) na etapa estadual do evento, modalidade: simulação, garantindo a vaga para a etapa nacional que ocorreu entre os dias 11 e 15 de outubro. O coordenador Bruno Reis destacou as novidades da competição e a preparação dos integrantes durante todo o ano.

“Esse ano foi uma competição com nível mais elevado, e nossa equipe obteve um excelente resultado, conquistando o 3° lugar na Prática Virtual Apresentação – Modelagem Virtual. A equipe elaborou um projeto no computador, que simula o comportamento de um robô em missões físicas, seguindo os desafios da OBR”, disse.

A modelagem do projeto foi executada em novos softwares de computador onde o robô foi preparado para a competição, como se a apresentação ocorresse no formato físico. A equipe trabalhou com um novo conjunto de peças que permitem a construção criativa de robôs e dispositivos dinâmicos, chamado “Spike Prime”, que pertencente a linha Lego.  As mudanças cobraram novas competências dos integrantes que se adaptaram as mudanças com muito treino para a competição durante todo o ano.

Para o capitão da “I Robot”, Luciano Sampaio, a conquista é muito gratificante por ficar entre as melhores equipes do país. “Tivemos sucesso na etapa estadual, fizemos ajustes para a nacional, e durante a apresentação para a banca avaliadora da OBR, obtivemos uma ótima colocação na categoria, nos esforçamos muito e agora estamos colhendo os frutos desse trabalho desenvolvido em 2021", comemorou.

A equipe segue agora para a o próximo desafio, o Torneio de Robótica First Lego Leagem – (FLL), onde os integrantes constroem robôs baseados na tecnologia Lego Spike Prime, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

CCTI – As aulas presencias no CCTI retornaram no início de outubro de forma intercalada, de terça à sexta-feira, no período da manhã (8h às 10h) e a tarde (14h às 16h). As turmas são compostas por 7 a 8 alunos, com a disponibilização de três laboratórios, seguindo todos os protocolos de saúde.

Desde 2016, a robótica é desenvolvida no CCTI e em 2018, ela foi inserida no dia a dia dos alunos das escolas municipais. A implantação de mais esta ferramenta de ensino em sala de aula veio transformar o cotidiano dos estudantes de Boa Vista.

Conquistas

2016 – Programa de Lançamento de Robótica no CCTI; Realização do 1º Torneio Municipal de Robótica.

2017 – Realização do 2º Torneio Municipal de Robótica; 1ª participação na etapa estadual da OBR – Modalidade Teórica e Prática (1ª classificação na etapa nacional – Modalidade Prática); 1ª participação na etapa Regional do Torneio FLL Prêmio “Contra Todas as Adversidades”; 1ª participação na etapa Nacional da OBR – Modalidade Prática (Ouro Estadual).

2018 – 2ª participação na etapa estadual da OBR – Modalidade Teórica e Prática; 2ª participação no Torneio FLL – Etapa Regional. (Classificação como melhor equipe da competição e 1ª classificação para Etapa Nacional).

2019 – 1ª participação na etapa nacional no Torneio FLL; 3º Participação na OBR - Modalidade Teórica e Prática (Premiação da OBR Modalidade Teórica: 1 Medalha de Prata e 1 de Honra ao Mérito).

2020 – 3ª participação na etapa regional do Torneio FLL (classificação entre as cinco melhores equipes, com ênfase em Projeto de Pesquisa e 2º classificação para Etapa Nacional no Torneio FLL); 2ª participação na etapa nacional do Torneio FLL (3ª colocada na categoria Core Values e 1º Classificação para etapa Internacional); 4ª participação na etapa regional e nacional da OBR (Regional: 1ª colocada Nacional: 2ª colocada).

Fotos: Andrezza Mariot  https://bit.ly/3lPGSWN