Agricultura e Pecuária

Comunidade Bom Jesus - Produtores indígenas recebem da prefeitura embarcação para auxiliar no escoamento da produção agrícola

Cerca de 30 famílias serão beneficiadas com o novo transporte na região

Por Walquiria Domingues

08/10/2021 - Última atualização 08/10/2021

A Prefeitura de Boa Vista segue investindo e fortalecendo a produção agrícola na zona rural indígena. Os produtores da Comunidade Bom Jesus foram beneficiados com a doação de uma embarcação (barco com motor), que irá melhorar a qualidade de vida e viabilizar o escoamento das próximas safras na região do Baixo São Marcos.

A logística para o transporte da produção sempre preocupou os agricultores, principalmente na época de inverno onde fortes chuvas inundamsuas terras produtivas as margens do rio Surumu. O barco de alumínio com motor de rabeta 15 hp, foi adquirido com recursos próprios da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI).

O vice-prefeito Cássio Gomes participou da entrega e reiterou o compromisso da gestão com a agricultura indígena em todas as 17 comunidades atendidas pelo município. “A Prefeitura apoia, estimula e fomenta a agricultura indígena e familiar, através de investimentos em assistência técnica, maquinários, insumos agrícolas e também garantindo meios para o transporte da produção”, afirmou.

A SMAAI executa todos os procedimentos de assistência técnica, desde o preparo e correção do solo, plantio, adubação de cobertura, defesa de lavoura, finalizando com o apoio na colheita e escoamento da produção. Dessa maneira, viabilizando e incentivando o desenvolvimento agrícola nas comunidades.

Para o tuxaua Gecildo da Silva, o novo transporte vai mudar a realidade da comunidade. “É um momento de muita alegria para todos nós. O apoio da prefeitura é fundamental para o desenvolvimento da agricultura familiar na nossa região. Hoje temos mais esse reforço e agora podemos transportar nossos produtos com mais segurança e facilidade em qualquer época do ano”, comemora.

Benefícios em andamento – Na oportunidade o secretário de agricultura do município, Guilherme Adjuto, informou os projetos previstos para os próximos meses na comunidade. “Estamos com novos convênios nas áreas de piscicultura e avicultura, trazendo novas possibilidades de crescimento e geração de renda para todos os produtores indígenas da região”, disse.

Foto: Giovani Oliveira  https://bit.ly/3FwptKw