Saúde

Covid-19 - Trabalhadores da saúde e idosos a partir de 60 anos começam a receber dose de reforço a partir deste sábado (2)

A medida segue autorização e orientação do Ministério da Saúde

Por SEMUC

01/10/2021 - Última atualização 01/10/2021

A partir deste sábado, 2, a Prefeitura de Boa Vista começa a vacinação da dose de reforço (3ª dose) para todos os trabalhadores da saúde, que tomaram a segunda dose ou dose única, após seis meses, independente do imunizante aplicado. A medida segue autorização e orientação do Ministério da Saúde.

Devem receber também a dose de reforço os idosos a partir de 60 anos de idade que receberam a segunda dose ou dose única também há seis meses. A vacina disponibilizada na dose de reforço ao município é a Pfizer.

Os trabalhadores da saúde das unidades hospitalares públicas e privadas de grande porte como HGR, Hospital Materno Infantil, Nossa Senhora de Nazaré, Unimed, Hospital das Clínicas, Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), Hospital Estadual de Retaguarda, UBS´s e outros, receberão a dose na sua unidade, conforme relação nominal enviada por cada unidade para a Secretaria Municipal de Saúde.

Já os trabalhadores das demais unidades e os idosos de 60 anos de idade devem receber a dose da vacina nas 14 UBS´s que estão vacinando contra a Covid-19 e nos cinco pontos fixos de drive-thru.

Trabalhadores da saúde - Consideram-se trabalhadores da saúde indicados para receber a dose de reforço os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde; ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais.

Dentre eles, estão os profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio, como por exemplo, recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros, além de trabalhadores de serviços de interesse à saúde (conforme previsto no Ofício-Circular nº 57/2021/SVS/MS, de 12 de março de 2021, e nº 156/2021/SVS/MS, de 11 de junho de 2021).

Incluem-se, ainda, aqueles trabalhadores que atuam em cuidados domiciliares que atuam em programas ou serviços de atendimento domiciliar, como por exemplo, cuidadores de idosos, doulas e parteiras.

Além disso, incluem-se os familiares diretamente responsáveis pelo cuidado de indivíduos gravemente enfermos ou com deficiência permanente que impossibilite o autocuidado, de forma que não estão incluídos todos os contatos domiciliares destes indivíduos, apenas o familiar diretamente responsável pelo cuidado.

Estão incluídos ainda os estudantes de graduação e pós-graduação das profissões de saúde, no que couber, desde que estejam em atividade de exposição ao Coronavírus em razão de estágios curriculares e outras modalidades de prática acadêmica.

Documentação – os trabalhadores da saúde que vão receber a vacina nos pontos drive-thru e nas 14 UBS´s devem apresentar, cartão de vacina, comprovando o período de seis meses da segunda dose ou dose única; CPF ou cartão SUS; crachá e/ou contracheque, carteira de trabalho, declaração do estabelecimento onde trabalha.

Já os idosos devem apresentar um documento de identificação com foto e cartão de vacina, comprovando o período de seis meses da segunda dose ou dose única.

A prefeitura continua a vacinação da dose de reforço em idosos de 70 anos de idade a mais e pessoas com doenças autoimunes, além da vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos de idade e pessoas acima de 18 anos.

A prefeitura reforça e convoca as pessoas que ainda não tomaram a 1ª dose e as que estão dentro do prazo para tomar a 2ª dose que não deixem de procurar os pontos de vacinação. Estão sendo disponibilizados cinco pontos fixos em sistema drive-thru, de segunda a sábado e ainda 14 unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, na capital.

 

Confira os locais fixos de vacinação – Segunda-feira a sábado, das 8h30 às 17h:

·Terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves – Centro

·Quadra do CRAS - Parque Germano Sampaio – Pintolândia

·Quadra Poliesportiva Edécio Marques de Sousa – Praça Cidade Satélite

·Centro Universitário Estácio da Amazônia – União

·Roraima Garden Shopping – Caçari