1° Infância

CRIANÇAS NA PREFS - Criançada se diverte em passeio de ônibus, piquenique e em bate-papo com o prefeito de Boa Vista

Esta é a primeira ação Crianças na Prefs. A ideia é que seja uma atividade permanente em Boa Vista, Capital da Primeira Infância

Por Ceiça Chaves

15/10/2021

Para encerrar a Semana das Crianças com muita diversão, a Prefeitura de Boa Vista programou uma sexta-feira, 15, especial para 20 alunos da rede municipal de ensino. Esta é a primeira ação Crianças na Prefs, que começou com um mini tour pela cidade, um rápido piquenique no Complexo Ayrton Sena e um momento descontraído de bate-papo com o prefeito Arthur Henrique.

O encontro das crianças com o prefeito aconteceu na sala de reuniões do gabinete. Foi o momento que o chefe do executivo municipal ouviu as queixas, elogios e as sugestões dos cidadãos mirins da Capital da Primeira Infância. A ideia é que a ação seja uma atividade permanente na cidade.

“Boa Vista é reconhecidamente como Capital da Primeira Infância pelas políticas públicas implantadas aqui, somos a cidade pioneira no atendimento da primeira infância. São diversas políticas na educação, no social, na saúde, no ambiente urbano, como praças, calçadas e hoje estamos ouvindo as crianças. A prefeitura precisa se colocar no lugar de quem recebe os serviços para entender o que precisa ser melhorado. É um momento em que elas podem contribuir com o planejamento da prefeitura”, disse Arthur.

Os pequenos tiveram voz na reunião e também deixaram em forma de desenho o que desejam ter próximo de suas casas, ganharam certificados e lembrancinhas da primeira ação. Uma das mais participativas foi Valentina Leal, de 6 anos, aluna da Escola Municipal Sonho Infantil.

“Achei muito legal o passeio. Foi divertido andar de ônibus e ver locais que eu ainda não conhecia. Fiquei feliz porque eu vi o prefeito e fiz algumas perguntas pra ele”, disse a menina. Um dia inesquecível também para o pequeno Henrique Gabriel, 6 anos, aluno da Escola Isete Evangelista. “Eu gostei muito do passeio e, principalmente, de falar com prefeito”, disse.

Passeio pela cidade

Antes do encontro com o prefeito, a criançada se divertiu em um passeio cheio de surpresas pela cidade. Eles passaram por alguns equipamentos públicos como escolas, praças, postos de saúde, Cras. Alguns viram pela primeira vez o Parque do Rio Branco e pararam para um rápido piquenique no Complexo Ayrton Senna.

Capital da Primeira Infância

Boa Vista foi planejada e projetada para as crianças. Hoje é reconhecida em todo o Brasil como a Capital da Primeira Infância. Já foram mais de 22 mil gestações acompanhadas pelo Programa Família que Acolhe desde 2013, são crianças que até hoje recebem os serviços nos equipamentos municipais.

Atualmente, são mais de 5,2 mil crianças atendidas no Programa Família que Acolhe, 44 mil nas escolas municipais, quase 600 em projetos sociais, em torno de 400 nas escolinhas de esportes da Vila Olímpica, 200 no Instituto Boa Vista de Música, 18 crianças acolhidas no abrigo infantil do município, entre outros serviços.

Fotos: Fernando Oliveira https://flic.kr/s/aHsmX1npVP