Cultura

Criart - Companhia comemora 20 anos com espetáculo no Teatro Municipal

O grupo apresentou o “Cordel do Amor Sem Fim”, na sala Teatro Escola

Por Fábio Cavalcante

16/10/2021

O Teatro Municipal de Boa Vista recebeu nesta quinta, 14, e na sexta-feira, 15, o espetáculo “Cordel do Amor Sem Fim”, a mais nova obra da companhia Criart Teatral que foi apresentado na sala Teatro Escola do Teatro Municipal de Boa Vista. A peça marcou os 20 anos de contribuição do grupo à cultura roraimense.

A trama se passa em uma cidade ribeirinha (no original, escrita por Cláudia Barral, se passa às margens do Rio São Francisco, só que na adaptação do Criart Teatral pode ser muito bem entendida como o Rio Branco). Tereza espera pelo amor de Antônio. Carminha é apaixonada por José, que por sua vez é apaixonado por Tereza. Já Madalena, a mais velha e que detém certo poder dentro de casa, escolheu ficar reclusa em casa.

O espetáculo conta com a brilhante direção de Edjalma Freitas, pernambucano que já se considera roraimense, pois este é o segundo espetáculo que dirige em Boa Vista. Para ele, a cidade é encantadora e um grande celeiro de artistas dos mais diversos segmentos.

“Tenho um carinho muito grande por Boa Vista. Já é o segundo trabalho que dirijo aqui, mas já é a sexta vez que venho à cidade. Então posso dizer que aqui é minha casa. Aqui temos artistas talentosos, não apenas no teatro, como na música e na dança e nas demais áreas. E além disso, voltar à cena e aos palcos em Boa Vista, ainda mais com o Criart, que é um grupo o qual admiro demais, representa muita felicidade”, disse.

Desde sua fundação, O Criart já ultrapassou o número de vinte e cinco produções cênicas. Tem funcionado como uma entidade aberta a servir a comunidade, principalmente os jovens e adolescentes, na busca por proporcionar a inclusão social e cultural e mantém uma postura de parceria com outros grupos, organizações e instituições de outras modalidades de manifestação artístico-culturais e folclóricas.

Para Kaline Barroso, diretora da companhia, o sentimento de completar os 20 anos do grupo com mais um espetáculo é motivo de alegria, além de representar mais um passo nos desafios que virão, pois a meta é continuar produzindo e contribuindo com a cultura local.

“O sentimento é de gratidão. E agora nós queremos escrever o espetáculo nos projetos de incentivo à cultura, para poder amadurecer ainda mais essa nossa peça. Pois essa apresentação foi o parto. E para essa ‘criança’ amadurecer é preciso entrar em cartaz e nós queremos fazer temporadas de apresentações com ele, não apenas em Roraima, mas em todo o Brasil”.