Cultura

Música para um Mundo Melhor - IBVM recebe caminhão baú e celebra 16 anos de promoção sociocultural em Boa Vista

Veículo doado pela Unesco em parceria com a Rede Globo, vai auxiliar na realização das atividades do Instituto

Por Jéssica Sampaio

07/10/2021 - Última atualização 07/10/2021

Aproximar a população dos projetos socioculturais do Instituto Boa Vista de Música (IBVM) ficará ainda mais fácil a partir de agora. Tudo porque nesta quarta-feira, 6, o instituto recebeu do Projeto Criança Esperança, uma parceria entre a Rede Globo e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), um caminhão baú para ajudar na logística das atividades. A entrega do veículo aconteceu em frente ao Teatro Municipal e marcou o aniversário de 16 anos do Instituto.

Esta é a segunda vez que o IBVM é contemplado com o projeto Criança Esperança. Em 2017, o instituto ganhou um micro-ônibus para ajudar no transporte de crianças e adultos que fazem parte dos programas desenvolvidos na capital. Desta vez, o caminhão baú ajudará no deslocamento dos instrumentos musicais, cadeiras, equipamentos de som, entre outros, utilizados nas apresentações das bandas e orquestras.

Conforme o diretor-presidente do IBVM, maestro Francisco Carlos Felício, a conquista ajudará nas demandas diárias do Instituto. “A gente sabe que isso vem contribuir com as nossas demandas do dia a dia. Primeiro fomos contemplados com um ônibus e agora com o caminhão baú, que transportará o material para nossas ações e isso é um momento de alegria, de festa”, ressaltou.

A orquestra e as vozes das crianças também abrilhantaram o evento. Para o prefeito Arthur Henrique, o Projeto Criança Esperança acredita no trabalho desenvolvido pelo IBVM na capital. “É um reconhecimento nacional. A Rede Globo e a Unesco reconhecem a atuação do instituto, a responsabilidade social que ele tem no desenvolvimento das pessoas aqui em Boa Vista”, afirmou.

Crescimento – Fazendo parte do IBVM há 15 anos, o violinista Rafael Hans explica que o sentimento é de conquista, pois o caminhão ajudará a levar mais cultura para a sociedade. “Hoje, esse veículo é um motivo de vitória para a gente. Com isso, podemos levar cultura para as crianças e desenvolver a cena cultural aqui do município. É muito bom caminhar com as próprias pernas”, afirmou.

Rafael destaca ainda como é acompanhar de perto o crescimento e as conquistas do IBVM que fazem parte da história de vida dele. “A gente acaba virando testemunha do crescimento do projeto, vê quando é bem gerido, incentivado, quando a gente é motivado a trabalhar, dá certo”, disse.

Quem também faz parte da história do IBVM é Claudivan Alves, que começou como aluno e agora atua como maestro da Banda Municipal. Ele comemorou a mais nova conquista da instituição.

“Ganhamos um ônibus e melhorou muito o nosso trabalho, as nossas demandas. E o caminhão era uma necessidade que a gente tinha para transportar o nosso material. Veio na hora exata e é uma alegria imensa receber esse caminhão baú”.

16 anos do IBVM – No último dia 15 de setembro, o Instituto Boa Vista de Música (IBVM), completou 16 anos. Em Boa Vista, o instituto leva de forma gratuita o ensino da música, proporcionando a inclusão social, o desenvolvimento artístico de crianças e adolescentes e, além da promoção da cidadania.

Criado na gestão da ex-prefeita, Teresa Surita, os projetos sociais atendem crianças e adolescentes de 2 a 18 anos, especialmente os que vivem em situação de vulnerabilidade social. O aprendizado dos instrumentos contribui para a formação intelectual e profissionais dos integrantes.

“Em 2021, nós conseguimos manter o compromisso com o instituto, garantindo recursos para que continue desenvolvendo suas ações e a participação dele no desenvolvimento das pessoas aqui em Boa Vista é fundamental”, ressaltou o prefeito Arthur Henrique.

Foto: Katarine Almeida - https://bit.ly/3ah3l8C