Trânsito

Novas viaturas vão reforçar fiscalização e segurança no trânsito de Boa Vista

A Smtran recebeu três pick-ups, adquiridos com recursos da própria secretaria e que serão utilizadas nas atividades desenvolvidas na capital

Por Jéssica Sampaio

07/10/2021

Nesta quinta-feira, 7, a prefeitura de Boa Vista entregou à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) três novos veículos, modelo pick-up S10. Adquiridos com recursos da própria secretaria, os carros ajudarão nas atividades desenvolvidas pela Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran). Na solenidade, houve homenagens pelo Dia Nacional do Agente de Trânsito, celebrado no dia 23 de setembro.

O prefeito Arthur Henrique participou da entrega das chaves das viaturas e reforçou o compromisso da prefeitura com a segurança de Boa Vista, destacando que foram mais de 3 mil atendimentos pela Smtran só neste ano.

“Essas três viaturas vêm especificamente para apoiar na organização do trânsito, dando uma condição melhor de trabalho aos agentes de trânsito, que fazem um atendimento grande”, disse

Atualmente, a Smtran possui: 5 motocicletas, 4 saveiros, 1 Amarok, 1 van e 1 guincho. A aquisição dos novos veículos contribuirá para o desenvolvimento das atividades de fiscalização.

“Vamos atender os munícipes com mais qualidade, as viaturas novas ajudarão na fiscalização dos pontos mais críticos da cidade, ajudando a diminuir o índice de acidente de trânsito”, explicou a superintendente de Trânsito, Ednalva Freitas.

Segundo o secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Edvaldo Pires Hermógenes, a secretaria tem desenvolvido diversas atividades e a aquisição dos veículos facilitará a execução das mesmas.

“Desde o início desta gestão, temos feito bastante atividade nas áreas da educação do trânsito, sinalização e na parte de gestão de pessoal. Já tivemos 78 promoções, 45 progressões e na parte de equipamento, estamos adquirindo as viaturas e temos ainda vários equipamentos que vão facilitar o trabalho dos agentes de trânsito”, disse.

Dia Nacional do Agente de Trânsito – A data é comemorada no dia 23 de setembro. E no momento da entrega dos veículos novos à Smtran, os agentes receberam as devidas homenagens, tendo em vista o trabalho que eles desenvolvem diariamente na cidade. Hoje, o órgão conta com 95 agentes de trânsito.

Para Raimundo Moreira de Sousa Filho, ser agente de trânsito é a maior conquista que ele já obteve, pois a profissão é a maior realização dele. “Sinto muito orgulho. Pois eu considero uma profissão extremamente necessária nos dias atuais. Esse profissional passou a ser de suma importância para a organização do trânsito nas cidades”, enfatizou.

Sousa também destaca que a maior parte de sua realização profissional se deve ao incentivo que a prefeitura oferece aos agentes. “Desde a gestão passada, continuamos recebendo os incentivos necessários para um bom desenvolvimento da nossa ação. A prefeitura tem nos possibilitado cada vez mais prestar um serviço de excelência para a sociedade”, pontuou.

Homenagem especial – Na oportunidade, houve honraria especial dedicada à agente Rosa Kely Ferreira Varão, que morreu aos 38 anos em junho de 2020, vítima da covid-19. A mãe Eliene Sá, a irmã Perla Varão e o filho de 10 anos, Gleyson Júnior, participaram do evento e receberam uma placa com homenagem e um buquê de flores pelas mãos do prefeito Arthur Henrique.

Rosa Kely, era natural do Maranhão e atuava como agente de trânsito em Boa Vista. A mãe lembra, com emoção, que a profissão foi a maior realização da filha. “Aqui foi sempre o que ela quis. Ela fez vários concursos, mas o que ela escolheu foi isso, ela largou tudo pela farda porque era o que ela amava fazer”, relembrou Eliene.

Apesar da saudade, a irmã Perla, agradeceu as homenagens e lembrou da irmã como uma boa pessoa. “Ainda é muito difícil para a gente, porque gostaríamos que ela estivesse recebendo essas homenagens em vida, mas infelizmente Deus a levou muito cedo e a gente tenta entender os propósitos de Deus. Ela era uma pessoa muito boa e a gente agradece pelas homenagens e reconhecimento mesmo ela não estando mais aqui”, finalizou.

Foto: Léo Costa - https://bit.ly/3iHhv7w