A 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa está chegando à reta final, com a seleção dos semifinalistas 2021. De Boa Vista, o poema “Agradecimento de uma estrela imigrante”, da aluna venezuelana Kamila Flores, 10, e o relato da professora Lizeth Viana, do 5 º Ano C, da Escola Municipal Frei Artur Agostini, foram os escolhidos para representar o estado de Roraima na categoria “Poema”.
Enquanto Kamila declara seu amor por Boa Vista em um poema emocionante que fala de gratidão, de um povo acolhedor e das belezas da cidade, a professora relatou suas experiências e desafios do ensino em meio a pandemia e das vivências pedagógicas com alunos brasileiros, estrangeiros e indígenas na rede municipal de ensino.
As duas seguem juntas para a etapa nacional disputando com mais 41 relatos e poemas semifinalistas de todo o Brasil. Para a professora, Lizeth é uma honra representar não só a educação de Boa Vista, como de todo o estado e está entre os selecionados da região Norte na olimpíada.
“Conseguimos chegar ao nosso objetivo. Que é passar por todas etapas e ganhar esse destaque. Estou muito feliz. O meu relato é minha trajetória de vida profissional, as dificuldades que enfrentamos com a pandemia, com as aulas remotas. Relatei como foi ensinar poemas remotamente aos alunos. Para mim é muito prazeroso ensinar alunos, tanto brasileiros quanto estrangeiros”, disse.
Pequena no tamanho, grandiosa nas palavras
Kamila Flores, tem apenas 10 anos de idade e já demonstrou seu talento com as palavras. Nascida na cidade de El Tigre, no estado venezuelano de Anzoátegui, sua família chegou em Boa Vista em 2018, quando a pequena tinha apenas sete anos. Aqui aprendeu a conviver com brasileiros, se adaptou bem no país estrangeiro, aprendeu a língua portuguesa o suficiente, que até poema já escreve.
“Estou muito feliz. Coloquei no poema todo o meu sentimento de sair do meu país e ser bem recebida aqui. Muito agradecida pelo povo de Boa Vista”, disse a menina que já domina bem o português.
A professora é só orgulho da pequena que demonstrou muito amor e gratidão ao povo que a acolheu. “O poema da Kamila é maravilhoso, é uma forma de agradecimento que ela faz em relação a acolhida dela aqui em Boa Vista. Todos vão amar”, disse Lizeth.
Encontros de semifinalistas promovem diversidade, cultura e aprendizados
Os semifinalistas da categoria Poema participam entre os dias 9 e 12 de novembro dos encontros online. Na programação tem atividades pedagógicas e culturais e, posteriormente, a seleção dos relatos de prática finalistas. Somente no evento de premiação, prevista para o dia 10 de dezembro, que será revelado os professores e turmas vencedoras da edição 2021.
Tema da Olimpíada: “O lugar onde vivo”
Agradecimento de uma estrela imigrante
Autora: Kamila de Los Angeles Flores
Boa Vista, Cidade amiga
Lugar lindo de viver
Tuas praças, tua gente
Muito feliz em te conhecer!
Teus rios maravilhosos
Até o teu amanhecer!
São as paisagens mais lindas
Que todos precisam ver
Te agradeço por me receber
Me dando as boas vindas
Abrindo os teus braços
Você é meu bem-querer
Hoje estou muito contente
Com minha família Presente
Nesta cidade maravilhosa
Me sinto vitoriosa
Por isso, Boa Vista linda
Você tem mais uma amiga
Agradecendo de coração
por ser bem acolhida
Sai do país vizinho
Por causa da economia
Desejando enfrentar a vida
Com maior otimismo e energia
Eu amo a Venezuela
Mas não tive opção
Deixei lá família e amigos
Deixei lá parte do meu coração
Continuei em frente
Sentindo saudade da minha nação
O meu sentimento é como uma agulha
Enfiada no meu coração
Eu sou venezuelana
Com muito orgulho no peito
Esperança e solidariedade
Encontramos neste leito
Boa Vista, porto seguro
Com muito amor e respeito
Abriu as portas da sua casa
Para mostrar ao mundo
Que dignidade transforma tudo
Gratidão carrego no peito
A ti Boa Vista querida
Que abriu as portas da sua casa
Para transformar minha vida
Fotos: Katarine Almeida https://flic.kr/s/aHsmWVGk7V