Educação

“O lugar onde vivo” - Aluna venezuelana declara gratidão por Boa Vista em poema selecionado para Olimpíada de Língua Portuguesa

Já estão na etapa nacional, a aluna Kamila Flores com o poema “Agradecimento de uma estrela imigrante” e sua professora Lizeth Viana com o relato de prática

Por Ceiça Chaves

14/10/2021 - Última atualização 14/10/2021

A 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa está chegando à reta final, com a seleção dos semifinalistas 2021. De Boa Vista, o poema “Agradecimento de uma estrela imigrante”, da aluna venezuelana Kamila Flores, 10, e o relato da professora Lizeth Viana, do 5 º Ano C, da Escola Municipal Frei Artur Agostini, foram os escolhidos para representar o estado de Roraima na categoria “Poema”.

Enquanto Kamila declara seu amor por Boa Vista em um poema emocionante que fala de gratidão, de um povo acolhedor e das belezas da cidade, a professora relatou suas experiências e desafios do ensino em meio a pandemia e das vivências pedagógicas com alunos brasileiros, estrangeiros e indígenas na rede municipal de ensino.

As duas seguem juntas para a etapa nacional disputando com mais 41 relatos e poemas semifinalistas de todo o Brasil. Para a professora, Lizeth é uma honra representar não só a educação de Boa Vista, como de todo o estado e está entre os selecionados da região Norte na olimpíada.

“Conseguimos chegar ao nosso objetivo. Que é passar por todas etapas e ganhar esse destaque. Estou muito feliz. O meu relato é minha trajetória de vida profissional, as dificuldades que enfrentamos com a pandemia, com as aulas remotas. Relatei como foi ensinar poemas remotamente aos alunos. Para mim é muito prazeroso ensinar alunos, tanto brasileiros quanto estrangeiros”, disse.

Pequena no tamanho, grandiosa nas palavras

Kamila Flores, tem apenas 10 anos de idade e já demonstrou seu talento com as palavras. Nascida na cidade de El Tigre, no estado venezuelano de Anzoátegui, sua família chegou em Boa Vista em 2018, quando a pequena tinha apenas sete anos. Aqui aprendeu a conviver com brasileiros, se adaptou bem no país estrangeiro, aprendeu a língua portuguesa o suficiente, que até poema já escreve.

“Estou muito feliz. Coloquei no poema todo o meu sentimento de sair do meu país e ser bem recebida aqui. Muito agradecida pelo povo de Boa Vista”, disse a menina que já domina bem o português.

A professora é só orgulho da pequena que demonstrou muito amor e gratidão ao povo que a acolheu. “O poema da Kamila é maravilhoso, é uma forma de agradecimento que ela faz em relação a acolhida dela aqui em Boa Vista. Todos vão amar”, disse Lizeth.

Encontros de semifinalistas promovem diversidade, cultura e aprendizados

Os semifinalistas da categoria Poema participam entre os dias 9 e 12 de novembro dos encontros online. Na programação tem atividades pedagógicas e culturais e, posteriormente, a seleção dos relatos de prática finalistas. Somente no evento de premiação, prevista para o dia 10 de dezembro, que será revelado os professores e turmas vencedoras da edição 2021.

Tema da Olimpíada: “O lugar onde vivo”

Agradecimento de uma estrela imigrante

Autora: Kamila de Los Angeles Flores

Boa Vista, Cidade amiga

Lugar lindo de viver

Tuas praças, tua gente

Muito feliz em te conhecer!

Teus rios maravilhosos

Até o teu amanhecer!

São as paisagens mais lindas

Que todos precisam ver