Assistência Social

Parceria entre Prefeitura de Boa Vista e Sebrae ajudará a fomentar o desenvolvimento sustentável

Lideranças são preparadas para a implementação de agendas de desenvolvimento econômico

08/10/2021 - Última atualização 08/10/2021

Nesta sexta-feira, 8, representantes das secretarias municipais de Finanças e Gestão Social participaram do lançamento da Agenda de Desenvolvimento (ADES), Lavrado em Ação. O projeto faz parte do programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider), do Sebrae, em parceria com a prefeitura de Boa Vista e outros quatro municípios de Roraima.

As boas práticas desenvolvidas em Boa Vista estão sendo levadas aos outros municípios, para ajudar na economia, por meio de um terceiro setor. De acordo com o assessor social ambiental da Secretaria Municipal de Gestão Social, integrante do programa Lider e presidente da ADES, Luis Felipe Gonçalves, se faz necessário a mobilização da sociedade em geral para que todos conheçam os resultados dos projetos desenvolvidos.

“Os cinco municípios estão participando justamente com as lideranças, para propor políticas públicas de pequeno e médio prazo para alcançarmos a economia local. Traçaremos uma governança para os projetos locais de cunho sustentável, ao qual fará uma mudança radical para os pequenos e médios produtores, empresários e para o poder público”, destacou Luis.

Os projetos desenvolvidos pelas lideranças influenciarão principalmente na economia. “Os produtores da agricultura familiar, que não têm como agregar valor aos seus produtos, por meio de um projeto, como agricultura urbana e periurbana, por exemplo, podem estar engajados para a implantação de uma agroindústria. Os proprietários de sítios e fazendas que tenham belezas cênicas, podem estar com a gente para a elaboração de um trade turístico”, reforçou.

A Secretaria Municipal de Finanças também colabora para a elaboração de legislações e planejamentos para o desenvolvimento de Boa Vista. Conforme a diretora do cadastro imobiliário da secretaria, Aline Silvano, os recursos irão colaborar no investimento do empreendedorismo na capital.

“A participação da secretaria agrega no sentido de que a gente trabalha com a legislação, a parte orçamentária, onde conseguimos destinar recursos para estar investindo nessa questão do empreendedorismo na capital. Por meio do grupo líder, a prefeitura está podendo levar aos quatro outros municípios que são contemplados na região central as boas práticas desenvolvidas na capital, através da Prefeitura de Boa Vista”, enfatizou Aline.

Destaque – Idealizadora da farinha da batata doce, a agricultora Dalva da Silva, participa do programa Lider para levar seu projeto como exemplo para outras comunidades.

“Fui convidada pelo Sebrae para fazer parte desse grupo e disseminar o produto que nós já temos na agricultura familiar. A minha participação nesse projeto é justamente para mostrar para as outras comunidades a importância do agronegócio dentro da agricultura familiar”, destacou.

Fotos: Giovani Oliveira - https://bit.ly/3Bqhufw