Meio Ambiente

Prefeitura apresenta principais ações sustentáveis da capital durante lançamento do Instituto Amazônia + 21

Dentre as diversas iniciativas do município, estão as usinas fotovoltaicas e o plano de resíduos sólidos

Por Ceiça Chaves

12/10/2021 - Última atualização 12/10/2021

A Prefeitura de Boa Vista se fez presente no lançamento do Instituto Amazônia + 21 em Roraima, ocorrido nesta segunda-feira, 11, na sede do Instituto Euvaldo Lodi em Roraima (IEL/RR). Este é o mais novo programa voltado para empreendedores de negócios sustentáveis, interessados em investir e fazer parcerias na Amazônia.

Criado pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), aqui será apoiado por diversas instituições, entre elas, a Prefeitura de Boa Vista. No evento, o secretário adjunto de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Alexandre Pereira, representando o prefeito Arthur Henrique, discursou citando as principais ações sustentáveis que geram economia, emprego e renda e causam impactos sociais.

Alexandre pontuou a implantação das usinas solares que hoje abastecem grande parte dos prédios municipais, além do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, política pública que gerencia e organiza o descarte de resíduos sólidos na capital.

“A prefeitura tem uma gestão fundamentada no trabalho sustentável. São projetos e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável. Entre elas posso citar aqui as nossas usinas de energia fotovoltaicas, que vem trazendo uma grande economia para o município. Hoje temos mais de sete usinas gerando economia de quase 400 mil reais por mês aos cofres públicos”, disse.

Sobre o Plano Municipal de Gestão de Resíduos sólidos, Alexandre citou que a política pública também fomenta esse nicho de mercado sustentável. “Com esse trabalho, fazemos com que empresas privadas se estabeleçam em Boa Vista, gerando emprego e gerenciando esses resíduos como já está acontecendo. Vale ressaltar que o plano prioriza trabalhadores de baixa renda, tendo como prioridade a inclusão dos catadores de materiais recicláveis, que são nossos agentes ambientais e que tem um papel fundamental dentro do município”, reforçou.

O Instituto Amazônia + 21 – A criação do Instituto pela FIERO visa atrair grandes empresas para investir e fazer parcerias com negócios sustentáveis na Amazônia. O lançamento em Roraima, contou com a presença do presidente da FIERO, Marcelo Thomé que enxerga na região o principal vetor de desenvolvimento sustentável do Brasil e da indústria verde brasileira.

“Empresas do mundo todo procuram negócios sustentáveis e as maiores e melhores oportunidades estão aqui na região amazônica, por isso precisamos tomar a iniciativa, oferecer possibilidades e buscar conectar investidores com empresas locais e empreendimentos sustentáveis já instalados na Amazônia para realizar o nosso enorme potencial social, ambiental e econômico”, disse.

Foto: Andrezza Mariot - https://bit.ly/3lAC8Ea