A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) tem acompanhado desde o retorno das aulas presenciais, os casos de covid-19 nas unidades de ensino do município. Além do Comitê de Retorno da SMEC, formado por profissionais da educação e saúde, cada escola do município possui um comitê interno que fiscaliza e avalia as ações de prevenção e enfrentamento à covid-19. Das 126 unidades, apenas 11 escolas têm casos confirmados da doença.
Cada caso é analisado individualmente pelos comitês e diante do quadro apresentado pelas unidades, é que são tomadas decisões em conjunto sobre a suspensão de aulas presenciais das turmas ou da escola. A secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Consuelo Sales, explica que todas as medidas tomadas até o momento são baseadas no protocolo de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS).
“Quando surge um caso na unidade, nós analisamos em conjunto e tomamos a medida que o protocolo indica. Em alguns casos, temos que suspender aulas apenas nas turmas que o aluno ou professor testaram positivo, em outras, suspendemos o turno inteiro, tudo depende de cada caso”, ressaltou.
Vale lembrar que os alunos não serão prejudicados, tendo em vista que as aulas continuam de forma remota. As unidades foram preparadas para o retorno das atividades presenciais e obedecem as medidas de segurança para evitar a propagação do vírus. Cada unidade recebeu equipamentos de uso individual, álcool em gel, máscaras, garrafinhas e lugares marcados para manter o distanciamento.
A SMEC orienta aos profissionais e alunos que ao apresentarem qualquer tipo de sintoma de covid-19, ou caso tenham contato com algum familiar infectado, que não compareçam as unidades escolares até confirmação ou descarte do caso. Importante informar o comitê interno da unidade em que atuam, ou procurar o comitê da secretaria, para relatar qualquer situação por meio do e-mail comitesmecretorno@gmail.com, ou pelos telefones da equipe de apoio: 98402-6483 (Regina), 98402-8925 (Marcos) e 98406-8313 (Monique).
Segue situação das 11 unidades municipais de ensino:
Escola Municipal Jânio Quadros
Ação: Suspensão das aulas presenciais no turno matutino e em uma turma do vespertino
02 casos confirmados
Escola Municipal Lídia Tavares
Ação: Suspensão das aulas presencias na unidade;
02 casos confirmados
Escola Municipal Delacir de Melo Lima
Ação: Suspensão das aulas presenciais do turno vespertino
02 casos confirmados
Escola Municipal Nova Canaã
Ação: Suspensão das aulas presencias na unidade;
01 caso confirmado
Escola Municipal Eunice de Queiróz
Ação: Suspensão das aulas presenciais em uma turma
02 casos confirmados
Escola Municipal Martinha Thury Vieira
Ação: Suspensão de uma turma no matutino e uma turma no vespertino
01 caso confirmado
Núcleo Cidade Satélite I
Ação: Suspensão das aulas na unidade
01 caso confirmado
Escola Municipal Maria Gonçalves Vieira
Ação: Suspensão em uma turma da unidade
01 caso confirmado
Escola Municipal Rujane Severiano
Ação: Suspensão em 08 turmas do período vespertino
01 caso confirmado
Escola Municipal Criança Feliz
Ação: Suspensão em duas turmas, uma no turno matutino e uma no turno vespertino
02 casos confirmados
Escola Municipal Newton Tavares
Ação: Suspensão de uma turma no turno vespertino
01 caso confirmado