Prefeitura monitora casos de covid-19 em escolas de Boa Vista

Comitê constituído nas unidades de ensino acompanha confirmações e casos suspeitos

07/10/2021

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) tem acompanhado desde o retorno das aulas presenciais, os casos de covid-19 nas unidades de ensino do município. Além do Comitê de Retorno da SMEC, formado por profissionais da educação e saúde, cada escola do município possui um comitê interno que fiscaliza e avalia as ações de prevenção e enfrentamento à covid-19. Das 126 unidades, apenas 11 escolas têm casos confirmados da doença.

Cada caso é analisado individualmente pelos comitês e diante do quadro apresentado pelas unidades, é que são tomadas decisões em conjunto sobre a suspensão de aulas presenciais das turmas ou da escola. A secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Consuelo Sales, explica que todas as medidas tomadas até o momento são baseadas no protocolo de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Quando surge um caso na unidade, nós analisamos em conjunto e tomamos a medida que o protocolo indica. Em alguns casos, temos que suspender aulas apenas nas turmas que o aluno ou professor testaram positivo, em outras, suspendemos o turno inteiro, tudo depende de cada caso”, ressaltou.

Vale lembrar que os alunos não serão prejudicados, tendo em vista que as aulas continuam de forma remota. As unidades foram preparadas para o retorno das atividades presenciais e obedecem as medidas de segurança para evitar a propagação do vírus. Cada unidade recebeu equipamentos de uso individual, álcool em gel, máscaras, garrafinhas e lugares marcados para manter o distanciamento.

A SMEC orienta aos profissionais e alunos que ao apresentarem qualquer tipo de sintoma de covid-19, ou caso tenham contato com algum familiar infectado, que não compareçam as unidades escolares até confirmação ou descarte do caso. Importante informar o comitê interno da unidade em que atuam, ou procurar o comitê da secretaria, para relatar qualquer situação por meio do e-mail comitesmecretorno@gmail.com, ou pelos telefones da equipe de apoio: 98402-6483 (Regina), 98402-8925 (Marcos) e 98406-8313 (Monique).

Segue situação das 11 unidades municipais de ensino:

Escola Municipal Jânio Quadros

Ação: Suspensão das aulas presenciais no turno matutino e em uma turma do vespertino

Escola Municipal Lídia Tavares

Ação: Suspensão das aulas presencias na unidade;

Escola Municipal Delacir de Melo Lima

Ação: Suspensão das aulas presenciais do turno vespertino

Escola Municipal Nova Canaã

Ação: Suspensão das aulas presencias na unidade;

Escola Municipal Eunice de Queiróz

Ação: Suspensão das aulas presenciais em uma turma

Escola Municipal Martinha Thury Vieira

Ação: Suspensão de uma turma no matutino e uma turma no vespertino